sexta-feira, 31 de julho de 2009

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FedEx amplia frota de caminhões híbrido-elétricos
A FedEx colocará em operação nos Estados Unidos mais 92 caminhões híbrido-elétricos. Os veículos, entregues neste mês, serão os primeiros modelos de entrega padrão da companhia convertidos para este sistema.

Tecnologia

A frota de caminhões híbrido-elétricos da FedEx aumentará em mais de 50% com os novos modelos, de 172 para 264 unidades. A conversão dos veículos foi realizada durante os últimos seis meses em Charlotte, nos Estados Unidos, com as empresas Freightliner Custom Chassis e Eaton, fornecedora dos sistemas híbrido-elétricos.


Na conversão dos veículos de entrega padrão, modelos 2000/2001, com 482 mil a 804 mil quilômetros rodados, o sistema de transmissão (motor, transmissão, tanque de combustível e eixo motor) foi substituído por um motor a diesel Cummins ISB de 200 cv e pelo sistema híbrido-elétrico da Eaton. O chassi e a carroçaria foram preservados, o que permitiu redução de custos, segundo a companhia. Os caminhões, que nos próximos meses deverão receber nova pintura e o logotipo “EarthSmart”, iniciativa ambiental da FedEx, rodarão no estado de Califórnia, especificamente nas regiões metropolitanas de Los Angeles, São Diego e São Francisco.

Os veículos usam um motor a diesel em conjunto com um gerador/motor elétrico e baterias de íon de lítio que captam e armazenam energia durante a fase regenerativa de frenagem do veículo, eliminando a necessidade de uma fonte de energia externa. De acordo com a companhia, o sofisticado controlador híbrido seleciona o modo de operação mais eficiente – diesel ou elétrico – conforme as atuais condições de operação e a demanda do motorista.


Em relação aos caminhões de entrega padrão, nas contas da FedEx, os caminhões reformados devem oferecer uma economia 44% superior no consumo de combustível, reduzindo em 96% as emissões de partículas. A companhia destaca que a conversão não somente reduz a poluição, mas também estende a vida útil dos veículos, ajudando a eliminar a produção de resíduos e criando um sistema de redução e reutilização.

Para John Formisano, vice-presidente, Veículos Globais, da FedEx Express, a conversão dos caminhões é o marco mais recente no trabalho para avançar e adotar a tecnologia híbrida na frota da companhia, além da indústria em geral. “A FedEx e nossos fornecedores demonstraram que veículos híbridos convertidos representam uma opção viável e eficiente, comparado à aquisição de híbridos novos. A partir de agora, precisamos de incentivos do governo para evitar uma situação sem saída: o volume de produção é baixo devido ao alto custo, e os custos somente vão ser menores com volumes maiores de produção”, completa.

Frota

A frota híbrido-elétrica entrou em operação em 2004. Até agora, os veículos superaram a marca de 6 milhões de quilômetros, reduziram o consumo de combustível em 150 mil galões e diminuíram as emissões de dióxido de carbono em 1.521 toneladas métricas, números equivalentes a retirar 279 carros das ruas todos os anos, segundo a companhia.

* Redação/Canal Do Transporte.

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