Preparadoras alemãs mostram suas versões ecologicamente corretas para o modelo Cayenne, da Porsche.
A alemã RUF Automobile GmbH, especializada na preparação e requinte de veículos de alto desempenho da Porsche, aproveitou o destaque dado ao tema meio ambiente, na Conferência Mundial do Clima (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca, para apresentar sua mais nova criação: o primeiro SUV Cayenne 100% elétrico. Chamado de Stormster, o jipão é impulsionado por um motor elétrico capaz de gerar encorpados 372 cv de potência.
Segundo a RUF, o veículo, que pesa 2.670 kg, consegue sair do 0 (zero) e atingir os 100 km/h em 10 segundos, além de alcançar velocidade máxima de 150 km/h. Outro dado interessante fornecido pela empresa é que basta uma carga completa nas baterias de íon de lítio para que o Stormster oferecer uma autonomia para rodar até 200 km, em média. Quanto à modificações estéticas, a preparadora usou em rodas enormes de liga leve aro 22 e pneus medindo 295/30.
Localizada na cidade de Pfaffenhausen, situada na região sul da Alemanha, a empresa atua há 60 anos no segmento e já é conhecida pela criação do eRUF, um Porsche 911 elétrico, revelado pela primeira vez em público no Salão do Automóvel de Genebra de 2008. De acordo com a RUF, foi justamente esse conceito, chamado de Greenster, que serviu de base para a criação do Cayenne elétrico.
E o Grupo alemão Schaeffler, atuante no setor de componentes automotivos, também apresentou uma proposta 'amiga' do meio ambiente para o Porsche Cayenne, no congresso da publicação germânica ATZ/MTZ, realizado em dezembro do ano passado em Esslingen, na Alemanha. O CO2ncept -10%, Cayenne modificado pela Schaeffler, leva este nome justamente por possuir uma tecnologia que garante a redução de 10,1% do consumo de combustível.
E como um dos assuntos debatidos no evento é a diminuição de atrito no Powertrain, a empresa não perdeu a oportunidade de mostrar o modelo que recebeu melhorias no conjunto mecânico, para atingir índices reduzidos de emissão e consumo. Segundo Dr. Robert Plank, gerente corporativo de engenharia da Schaeffler, os avanços obtidos foram bastante significativos para a empresa, uma vez que não foi necessário fazer a troca do motor nem reduzir o peso do SUV para que o os objetivos fossem atingidos.
* Redação/Carsale.
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