Na terra dos SUVs, compactos são destaque. Salão de Detroit 2010 marca reinvenção da indústria automotiva após a crise financeira.O Salão de Detroit de 2010 talvez seja uma das mostras mais inesquecíveis da indústria automotiva. O Cobo Center (uma espécie de Anhembi) reuniu fabricantes esperançosas e realmente empenhadas em tornar os híbridos e elétricos realidades mais acessíveis. Prova disso é que essas tecnologias foram apresentadas em diversos modelos – compactos, sedãs, crossovers e até esportivos – e não só em conceitos inviáveis para uso.
Híbridos
Quando até a Cadillac mostra intenção de conceber um híbrido, é porque a indústria realmente está passando pro transformações. O XTS será equipado com um motor 3.6 litros V6 e outro elétrico que, juntos, somam 350cv. Outro destaque é o NCC (New Concept Coupe), que indica como será a próxima geração do Jetta. Seu motor 1.4 litro gera 152cv, enquanto o elétrico soma 27cv. E a briga entre Toyota e Honda se estende também aos híbridos, claro. Enquanto a primeira mostrou o FT-CH, que entraria para a família do Prius, a segunda revelou a versão de produção do CR-Z, seu esportivo ecologicamente correto. Falando em Toyota, a Lexus apresentou o LF-CH. Já a Mercedes foi discreta; mostrou o ML 450 Hybrid e o Classe E300 Blue TEC Hybrid.
Elétricos
O Volt, que foi apresentado há dois anos, mas só agora faz sua estreia nas ruas, terá no futuro uma versão 100% elétrica para enfrentar o Leaf, da Nissan. Com motores elétricos ligados às rodas, tem autonomia de 64km, segundo a GM, mas carrega um pequeno motor a combustão para situações extremas. Além do seu híbrido XTS, a Cadillac terá um elétrico, baseado no primo Volt, como confirmou Bob Lutz, vice-presidente da General Motors, dona da Cadillac. Tão tímida quanto a Mercedes-Benz foi a BMW, que mostrou o série 1 Concept ActiveE e seu motor elétrico de 170cv. Também sem muito alarde, a Fiat exibiu no seu estande o 500 Elettra, sem revelar informações sobre o carrinho. Desses, o mais distante de uma linha de produção é o Hyundai Blue-Will, conceito que, ao menos por enquanto, servirá apenas de parâmetro para possíveis futuros elétricos da marca coreana.
SUV’s e Crossovers
Se a Cadillac surpreendeu com seu XTS híbrido, a GMC impressionou ainda mais: conformada que seus SUV’s e gigantes pick-ups não têm mais o mesmo espaço de antes no mercado mundial (e norte-americano também), apresentou o Granite, rival de Kia Soul e Toyota Scion xB. Por outro lado, renovou seu luxuoso utilitário Acadia. Além de mais bonito, ficou mais equipado, com tela de DVD para os passageiros de trás e sistema que projeta informações no para-brisas. O crossover terá motor Ecotec 1.4 turbo de 138cv e portas traseiras “suicidas”. Não tão belo quanto o Granite é o Mini Beachcomber, invenção que empresta a plataforma do Countrymen. Entre os utilitários esportivos, a Lincoln atualizou o visual do MKX, primo do Ford Edge, além de lhe dar um novo motor 3.7 litros V6, de 305cv. Já a Hyundai lançou o novo Santa Fe, que agora adota o design “Fluid Sculpture”, filosofia já usada nos novos Tucson e Sonata.
No Brasil
Mesmo com certo atraso em relação aos EUA e Europa, o Brasil deve receber algumas novidades apresentadas em Detroit. Uma delas é o futurista e-Tron, esportivo elétrico da Audi que apareceu menor e mais leve do que o modelo exibido no Salão de Frankfurt, em setembro. Terá dois motores elétricos, capazes de levá-lo a 100km/h em 5,9 segundos. A terceira geração do Focus também vem para cá, já que a Ford pretende abastecer seus mercados com produtos globais. O novo Focus chega aos EUA e Europa em 2011, desembarcando no Brasil possivelmente no ano seguinte.
* Redação/Revista Fast Driver.
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