sábado, 16 de janeiro de 2010

>>> SEGURANÇA EM CASA

Ford monta caminhão modelo para bombeiros de sua fábrica.
Em iniciativa interna, a Ford montou e colocou em operação um novo e moderno caminhão de bombeiros para prevenção e combate a incêndios e outras emergências na fábrica em São Bernardo do Campo, SP. O equipamento, preparado sobre um modelo Cargo 1722e, vai reforçar também a estrutura do PAM - Plano de Auxílio Mútuo, que integra as empresas da região de São Bernardo do Campo para o atendimento a essas ocorrências. O novo caminhão possui tanque com capacidade para 5.000 litros de água, feito de aço inoxidável, e autobomba com força para lançar jatos a até 50 metros de distância, com vazão máxima de até 2.800 litros por minuto. É equipado ainda com um dispositivo misturador de espuma para combate ao fogo em líquidos inflamáveis.


Segundo Ernesto Huerta, gerente de Relações Trabalhistas e Segurança da Ford na América do Sul, o novo caminhão permite combater incêndio em vários locais, inclusive as áreas com hidrantes e pátios externos de veículos. "Ele é ágil, versátil e vai nos ajudar a dar o primeiro atendimento também em outros tipos de emergências, como vazamentos de produtos químicos".

Preparação Especial

O caminhão foi implementado pela Carbe, empresa especializada em veículos de bombeiros, sob medida para as necessidades da fábrica. Como o terreno do complexo industrial apresenta três níveis, com rampas, ele foi dotado de tração total (4x4). Tem também cabine dupla e capacidade para transportar cinco bombeiros. A autobomba é acionada pelo eixo cardan. Seus equipamentos incluem cilindros de ar respirável, maca, ferramentas, dispositivos para contenção de vazamento de produtos químicos, além de controles de pressão e vazão, sinalização de segurança e enrolamento elétrico de mangotinhos. O veículo conta com câmera de visão traseira e sensor de ré para manobras. Sua estrutura é feita de módulos de alumínio, imunes à corrosão que permitem reformas e alterações. Nove bombeiros foram destacados para operar o veículo 24 horas, em três turnos, e estão recebendo treinamento especial para conhecer todos os seus recursos.

* Redação/Revista Transpoonline.

Nenhum comentário: