domingo, 19 de setembro de 2010

>>> OPEL BLITZ

Em 111 anos de existência a fabricante alemã, Opel, ainda é lembrada pelo sucesso do Blitz, seu veículo comercial bem sucedido.
A lendária fabricante alemã Opel, que hoje é uma subsidiária da General Motors, guarda, carinhosamente em seu museu, uma peça rara, o Opel Blitz Bus, que fez sucesso na década de 50.


Com um motor de 58 cv a 3 700 rpm e transmissão de cinco marchas mais a ré, esse clássico alemão podia chegar à velocidade máxima de 95 km/h. Alimentado com gasolina, o propulsor de seis cilindros posicionados em linha oferecia torque máximo de 14,69 mkgf a 1 600 rpm e 2,5 litros de capacidade.

Atualmente, os motoristas se orgulham do luxo e do conforto oferecido pelos veículos cada vez mais modernos, mas quem dirigia um Blitz tinha como único item de conforto o ar quente – um diferencial para os padrões da época. Embora o Blitz tenha virado peça de museu, durante o seu período foi um dos veículos mais bem sucedidos já fabricado pela Opel, tanto que ainda faz parte da história da fabricante, e foi vendido em várias configurações, entre 1930 e 1975.





* Weslei Nunes/Revista Transporte Mundial.

Nenhum comentário: