quarta-feira, 29 de setembro de 2010

>>> PEUGEOT URBANO

Com o HR1, a Peugeot mais uma vez agita os diferentes segmentos de automóveis. O HR1 é um concept car urbano, distintivo e inovador que mistura gêneros de forma harmoniosa (veículo urbano, cupê e SUV) e pretende seduzir o público jovem – ativo, apaixonado por design e tecnologias e que busca um veículo semelhante a esse perfil.
O HR1 nasceu para facilitar os deslocamentos urbanos. Com ele, a condução é sempre um prazer, mesmo nos meios mais limitados ou nos espaços mais restritos. Para tanto, beneficia-se de dimensões particularmente compactas (3,69 metros de comprimento, vãos dianteiro e traseiro curtos), mas também de um original sistema de aberturas.


Baseado na vasta experiência da Marca neste tema, o HR1 dispõe de duas portas de abertura elétrica, que otimizam a acessibilidade em qualquer circunstância (estacionamento apertado, garagem pequena etc). Por fim, a distância ao solo elevada promete uma posição de condução mais alta, que proporciona benefícios em relação à visibilidade e à facilidade de manobras.

Estilo Revelador

O HR1 carrega os genes da Marca, cujos códigos em evolução foram revelados no concept car SR1. Nele encontramos os faróis felinos, de linhas afinadas, e uma exclusiva grade frontal ‘flutuante’ que parece desvincular-se do restante da carroceria.

O estilo mostra total osmose com o conceito do veículo: robusto, potente e dinâmico. Busca também uma certa sensualidade por meio de suas formas, que evidenciam as rodas de grandes dimensões, ou mesmo pela dupla saliência de sua lanterna traseira, que remete ao teto do cupê RCZ.

Seja pela elegância do acabamento ou pelo jogo de texturas entre materiais polidos e cromados, cada elemento respira a qualidade da preparação e revela o cuidado em cada detalhe. É o caso também dos faróis e luzes traseiras (full leds), cujos desenhos são interpretados como jóias tecnológicas e assinam visualmente este veículo, tanto de dia como de noite.

Na parte traseira, as barras de teto funcionam de forma inteligente para abertura da tampa do porta-malas, realizada numa peça única, em vidro. O design do HR1 sugere agilidade, controle e sedução, garantindo segurança e eficiência ambiental a seus usuários.

Interior Estruturado

Fiel às tendências ilustradas nas últimas produções da Marca, o interior do HR1 mostra-se estruturado, com um posto de condução de um cupê de alta tecnologia, que multiplica as sensações do usuário pelo seu estilo, qualidade de acabamento, equipamentos e ergonomia.

Tanto condutor quanto passageiro possuem espaço privilegiado, separados por um console que contribui para o caráter futurista do conjunto, e para o seu ambiente luminoso (dispõe de diodos eletroluminescentes). A luz é transmitida também por meio de duas partes vidradas no teto, dedicadas aos ocupantes dos lados direito e esquerdo, e que têm a particularidade de serem eletrocromáticas, para melhor atender às solicitações de clareamento ou escurecimento do ambiente.

A instrumentação de bordo foi concebida de modo a sugerir ao condutor um controle absoluto do veículo, com comandos perfeitamente localizados, um volante de dimensões reduzidas e painel de instrumentos Head up Display, que permite visualizar as indicações sem perder o foco do trajeto. O habitáculo do HR1 proporciona uma atmosfera dinâmica, tecnológica e tranquila, capaz de preservar os ocupantes do estresse do mundo exterior.

Um Espaço Hiperconectado

O HR1 é equipado com comandos inovadores, que controlam a chamada “interface homem-máquina”. O concept car dispõe de um sistema de reconhecimento de movimento. Simples e intuitivo, permite ao condutor navegar nas funções e selecionar parâmetros disponíveis apenas com um gesto. Por exemplo, com um movimento de rotação da mão, o usuário faz girar os menus dispostos em forma de carrossel. O condutor pode optar também por transmitir o comando ao seu passageiro da frente, bastando passar as costas da mão da esquerda para a direita.

Entre as tecnologias controladas por esse sistema estão áudio, navegação e climatização. O condutor pode selecionar, de acordo com seu humor, o tipo de informação que deseja ver no painel: conta-giros, temperatura de água e óleo, em “condução dinâmica”, ou informações turísticas, no modo “condução passeio”. O passageiro da frente tem à disposição um computador portátil, que permite, por exemplo, compartilhamento de dados com a tela do condutor.

Habitáculo Transformável

A engenhosidade do HR1 reside também no seu poder de transformação.
Basicamente, o HR1 foi concebido para um público jovem, que procuram um veículo divertido e com espaço suficiente para transportar equipamentos de fazer (bicicleta, equipamentos de mergulho etc) e carregar compras. O porta-malas, prático e funcional por conta de seu piso plano e formas regulares, oferece um volume de carga de 734l.

O habitáculo deste concept car pode também configurar-se rapidamente em três ou quatro autênticos lugares, segundo a necessidade do momento, graças a um inteligente sistema de assentos extraíveis. As estruturas dos bancos traseiros estão encaixadas nos bancos da frente, permitindo, num único movimento, modular o interior do veículo. Como no RCZ, o formato específico da lanterna traseira, com dupla saliência, torna possível a otimização da habitabilidade na parte de trás. Com a introdução dos dois assentos traseiros, a capacidade do porta-malas passa a 180l.

Motopropulsor Híbrido

Uma das prioridades da Peugeot é manter sua liderança ambiental nos próximos anos. Por isso, o HR1, um carro claramente urbano, teria que ser eficaz e inovador neste sentido. Deste modo, o concept car integra a tecnologia HYbrid4 e os benefícios dela derivados. Com um motor térmico dianteiro e um motor elétrico na traseira, o HR1 pode circular na cidade a baixas velocidades no modo “zero emissão” o mais frequentemente possível, ou com os dois motores funcionando ao mesmo tempo, o que resulta na tração integral, quando as condições assim exigirem.

Sob o capô, o motor térmico que aciona as rodas da frente é um inédito três cilindros a gasolina. Trata-se de um 1.2l THP de 110 cv, uma das versões da futura família deste tipo de motor, em fase de desenvolvimento. Dando sequência à estratégia de downsizing, o Grupo PSA utiliza as mais avançadas tecnologias para construir motores de baixa cilindrada, que aliam um elevado nível de performances e eficácia ambiental.


Associado a um motor elétrico de 37 cv, o conjunto oferece um potencial de 147 cv, consumo misto de apenas 3,5l/100 km e apenas 80 g/km de CO2 de emissões. A caixa de seis velocidades (com comandos no volante ou na alavanca), conectada com esta cadeia cinemática, foi estudada para oferecer o máximo de precisão e reatividade ao condutor, que pode escolher entre o modo sequencial ou automático.

Uma Base Eficaz

O HR1 é beneficiado por suspensão dianteira do tipo pseudo-McPherson, e barra de torção na suspensão traseira. A direção elétrica assistida do HR1 oferece um excelente manuseio em baixa velocidade, conferindo agilidade surpreendente nas manobras, e precisão máxima quando em velocidades mais elevadas, para uma boa reatividade. Trens rolantes de boa performance, direção eficaz e uma cadeia cinemática inédita constituem um conjunto que garante uma experiência de condução única ao usuário, associando a emoção
de um real prazer de condução com a exigência de um elevado nível de eficácia ambiental.

* Press Release/PSA Peugeot-Citröen.

Nenhum comentário: