terça-feira, 13 de março de 2012

>>> ESCOLARBUS 4X4

Volare lança miniônibus para circular em regiões severas

Atenta a um nicho de mercado bastante promissor, impulsionado principalmente pelo Programa Caminho da Escola, a fabricante de miniônibus Volare apresentou o modelo Escolarbus 4X4. Mais robusto, o veículo poderá ser aplicado nos locais de difícil acesso, aonde um veículo com tração convencional perderia muito em desempenho e desgastaria excessivamente o modelo.


O Escolarbus 4X4 recebeu um conjunto powertrain novo, com tração somente nas rodas traseiras. O modelo possui um novo eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Agrale e a Dana, empresas fornecedoras de sistemas e componentes para a Volare. “O Escolarbus 4X4 demonstra, mais uma vez, a capacidade e a versatilidade da Volare no desenvolvimento e concepção de projetos inovadores. Entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades foram menos de quatro meses”, revela Roberto Poloni, gerente de Engenharia da Volare.


O miniônibus possui ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. A carroceria é equipada saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos. O veículo possui capacidade para transportar até 26 alunos, espaço para cadeira de rodas e rampa para o embarque e desembarque dos estudantes com dificuldades de mobilidade. As primeiras 350 unidades do Escolarbus 4X4 foram finalizadas em dezembro de 2011.

* Redação/Transpoonline.

Nenhum comentário: