domingo, 12 de agosto de 2012

>>> KOMBI GABINETE

Vereador implanta gabinete volante numa Kombi que foi personalizada com seu nome, logomarca e motivos pantaneiros

Em seu segundo mandato, o vereador Ângelo Guerreiro (PDT) voltou a inovar em sua forma de atendimento ao público. Em vez de receber as pessoas em sua sala na Câmara Municipal, ele foi até elas, por meio do Gabinete Volante, que colocou nas ruas. Trata-se de uma perua Kombi que foi personalizada com seu nome, logomarca e motivos pantaneiros (jacarés, tucanos, onça pintada, etc...), e adaptada para o atendimento ao público. Segundo o vereador, o gabinete móvel possui uma escrivaninha e um notebook além de um funcionário com uma equipe de três pessoas que percorrem todos os bairros da cidade, para catalogar as reivindicações dos moradores por meio de um formulário específico. As solicitações são convertidas em indicações, requerimentos ou projetos de leis e, dependendo da natureza, podem ser levadas diretamente às autoridades responsáveis em busca de uma solução. Em algumas localidades, o próprio vereador acompanha a perua.


Guerreiro conta que atualmente já faz um trabalho itinerante, mas que não consegue atingir o número de pessoas almejado. “Às vezes são poucas as pessoas que sabem que a gente está no bairro”. Com a perua, ele esperava cobrir toda a cidade. Às vésperas da cobertura de determinado bairro, a própria perua percorre todas as ruas anunciado a presença do gabinete no dia seguinte. Quanto ao provável aumento dos “pedintes”, ele disse não se preocupar. “Eu já estou calejado; quando não dá para atender, a gente fala que não pode, e pronto”, afirma.

Apoio

Antes da perua, Guerreiro chegou a montar gabinete em forma de tendas, que perdurou por quase dois anos, mas foi desativado por contas da muitas dificuldades, já que pelo fato de ser aberta, ficava vulnerável à ação do vento e da poeira. A Kombi, segundo ele, foi doada por empresários, que patrocinaram também a adesivagem e vão contribuir com o combustível. O vereador conta que inicialmente pretendia montar o gabinete em um trailer, mas teve de ser abortar a idéia devido ao custo elevado.


“Eu nunca fui de gabinete e acredito que o vereador tem que ir atrás dos problemas para evitar que as pessoas venham até a Câmara. “Não quero dizer que vamos resolver todos os problemas, mas pelo menos vamos conhecer de perto os anseios de cada um”.

* João Maria Vicente/Jornal Hoje MS.

Nenhum comentário: