sexta-feira, 10 de agosto de 2012

>>> FORD HARLEY DAVIDSON


Ranchero Harley-Davidson: um antigo customizado.

De veículo de trabalho à presença Vip, eis a síntese da história desta Ford Ranchero 1978. Encontrada encostada na fazenda de um amigo, o atual proprietário investiu no sonho de restaurá-la e o destino apontou os caminhos que a transformou no diferencial da inauguração da ABA Harley Davidson, em São Paulo.


A picape Ranchero é tida como o primeiro carro pós-guerra a associar o conforto de um sedan com a carroceria de um carro de trabalho leve. “Inicialmente usou a plataforma Ford 1957, também presente no Fairlane, Skyliner, Galaxie e Curier, contemporâneos ao seu lançamento. Era um novo conceito para dois ocupantes: conforto, mecânica resistente e uma caçamba”, contextualiza pesquisadora Antigo Motors. De entrada, duas opções. Uma básica para o trabalho e outra quase urbana que poderia vir com todos os acessórios do Fairlane.


Ao longo dos anos houve sete gerações do modelo que incluíam mudanças de carroceria, chassi e mecânica. As variações são perceptíveis no tamanho do veículo e na sua dianteira. Pois foi adaptada para usar a mesma plataforma do Torino, do Thunderbird e depois do LTD II, por exemplo. Já a sua frente, horas eram angulosas, outras retas ou ainda sobressalentes. Entrou no circuito dos muscle cars em 1967, porém sofreu com a pressão do controle de emissão de gases e a crise do petróleo, deixando de ser fabricada em 1979.


Quanto a este exemplar de 1978, o atual proprietário costumava brincar com o amigo “Um dia esse carro vai ser meu”, disse. Até que chegou esse dia. Estava na mesma família há uns 40 anos e foi um carro de trabalho que carregava pouca coisa, o que colaborou na preservação da unidade. “O carro antigo vale pelo o que ele já fez”, analisa. A estrutura do veículo estava boa, sem ponto de ferrugem. E mãos na graxa! Pois prefere os automóveis customizados.


A inspiração para o projeto do carro antigo surgiu numa viagem. “Vi uma Ranchero azul de faixas foscas com uma moto em cima. Fiquei louco! Resolvi fazer o mesmo com a minha, só que inverso”. O carro nasceu azul com interior vermelho, tom que foi mantido, porém em couro. Na customização o adesivo preto que reveste a carroceria, ganhou pintura das faixas vivas em laranja, fazendo a referência à marca Harley Davidson. Assim como outros detalhes internos e externos.


Para o uso constante do veículo, itens mecânicos também foram modernizados como direção hidráulica, bomba elétrica, entre outros. “É um carro macio, confortável para o dia-a-dia. Mecânica Ford V8 é forte, confiável” reflete o proprietário que usa o exemplar durante a semana além dos momentos de lazer.


Tanto a Ford como a Harley Davidson foram criadas em 1901. Porém uma parceria oficial entre elas só foi estabelecida em 1999, com edições especiais de picapes robustas. Portanto esta Rancheiro é uma criação única. “Ficou fantástica. Remete a uma época clássica, tem tudo a ver com a marca e associou ao estilo de vida que o cliente Harley Davidson tem como essência” diz o responsável. E alguém duvida?

* Fernanda Lopes/Antigo Motors.

Um comentário:

Blog da Kombi - Komboza Nervoza disse...

Agora existe a Kombi Harley Davidson... http://kombozanervoza.blogspot.com.br/2012/08/a-primeira-exposicao-piracicaba-agosto.html

Abraços e parabéns pelo Blog!