sexta-feira, 3 de maio de 2013

>>> DE KOMBI POR AÍ


O casal que viajou de Kombi pelo mundo.
 
Na metade da década de 1970, os jovens alemães Erich e Gizela Baumgartl resolveram apanhar a sua Kombi e sair pelo mundo. Em Gênova, conseguiram colocar o veículo no convés de um navio e embarcaram rumo à América do Sul. Nessa viagem, conheceram o brasileiro Olivo Schirmer, um também jovem, agrônomo, que voltava a Santa Maria/RS depois de ter feito seu curso de pós-graduação na Europa. Fizeram amizade durante a travessia do Atlântico e se despediram quando os alemães desembarcaram em Buenos Aires.
 
Foto: Cláudio Morgental/Arquivo Pessoal
 
Depois de circular pelos lagos argentinos e chilenos e passar por Santiago e Assunção (no Paraguai), o casal entrou no Brasil por Foz do Iguaçu e, um dia, apareceu em Santa Maria para visitar o amigo Olivo. A presença da Kombi, motor home, com placas da Alemanha, causou sensação nas ruas da cidade gaúcha.
 
Olivo sabia que Alcides Morgental, pai de seu amigo Claudio, era o diretor de uma concessionária Volkswagen. Conseguiu uma revisão total que garantiu segurança para que os estrangeiros fossem em frente. Andaram por Gramado e Caxias do Sul e ficaram no Estado por 15 dias.
 
Foto: Cláudio Morgental/Arquivo Pessoal
 
Tempos depois, quando os brasileiros julgavam que eles já estivessem em casa, de volta, os alemães mandaram um cartão-postal do Peru. Ainda foram para a Colômbia, onde venderam a velha Kombi e apanharam um avião para Miami. Compraram um novo carro, percorreram os EUA e só então voltaram para a Alemanha. Saíram para uma aventura de seis meses e acabaram ficando dois anos pelo mundo. Fizeram, além de amigos para sempre, um belo giro antes de voltar a Wiesbaden, para criar os quatro filhos à margem do Rio Reno.

* Ricardo Chaves/Blog Almanaque Gaúcho.

Nenhum comentário: