segunda-feira, 6 de maio de 2013

>>> NOVO RAV4


Novo Toyota RAV4 chega ao Brasil

A Toyota lança no mercado brasileiro o Novo RAV4, utilitário esportivo urbano que desembarca no país em sua quarta geração e que representa o início de uma nova era para a marca neste segmento.
 
 
Lançado em 1994, no Japão, o RAV4 se tornou rapidamente num ícone ao criar um novo segmento no mercado automotivo global, o dos Utilitários Crossovers com vocação urbana, conquistando consumidores em diversos países mundo a fora.

DESIGN

Baseado no conceito “keen look”, o desenho exterior do Novo RAV4 mostra a nova identidade visual dos veículos da Toyota, que estreou no Novo Auris e que dará o tom em grande parte dos veículos da marca no futuro próximo. A expressão “keen look” é inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes do início de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho elegante, inspirado, confiante e arrojado.
 
 
Todas as linhas da parte frontal foram desenhadas para que, de qualquer ângulo de visão, os olhares se voltem para o logo da Toyota. O filete único da grade flui para o conjunto óptico de formas sinuosas, com as lentes dos farois arredondadas, que formam o “keen look”. As lanternas dianteiras invadem a lateral, alongando as linhas do veículo e proporcionando sensação de robustez e, ao mesmo tempo, requinte. Os para-choques musculosos e a grande entrada de ar em forma de trapézio reforçam a imponência do modelo.
 
As linhas frontais se unem com a parte lateral do veículo criando formas arredondadas e aerodinâmicas. A linha de cintura elevada é marcada por um vinco proeminente, que acompanha a carroceria até a lanterna traseira. Na parte inferior da lateral, detalhes em plástico preto contrastam com os vincos, criando um visual robusto.
 
 
Na traseira, as lanternas se estendem horizontalmente, invadindo a tampa do porta-malas, que conta com aerofólio de série, completando o desenho robusto do SUV. Nesta geração do RAV4, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, com isso a abertura da tampa traseira passa a ser vertical, o que facilita o acesso e contribui para a melhoria da visibilidade em manobras. Além disso, as três versões vêm equipadas com rodas de liga leve 17 polegadas, para-lamas com defletores anti-spray, farois de neblina e barras longitudinais no teto.
 
A diferença visual entre as versões são as seguintes: friso cromado na entrada de ar dianteira das versões 4x4 (2.0 litros e 2.5 litros) e teto solar (com acionamento elétrico e sistema anti-esmagamento) para a versão topo de linha (2.5 litros, 4x4).

INTERIOR

Os engenheiros e designers da Toyota se inspiraram em fatores humanos e trabalharam para tornar o interior do Novo RAV4 versátil, acolhedor e com um forte apelo de esportividade e sofisticação, características que traduzem o modelo. O painel dianteiro é assimétrico, com controles primários e secundários de fácil acesso. A iluminação dos instrumentos é do tipo Optitron azul (que se adapta a luminosidade externa), o que torna a leitura das informações nítida e agradável em qualquer condição.
 
 
O tom predominante no interior do Novo RAV4 é preto, em todas as versões. Detalhes em padrão fibra de carbono (na área do controle dos vidros elétricos) e em prata (no painel das portas, no volante e na alavanca de transmissão) dão um toque ainda mais esportivo e sofisticado ao SUV da Toyota.
 
 
As três versões do modelo oferecem ajuste telescópico de altura e profundidade do volante, além de controles do sistema de áudio, do Bluetooth e do computador de bordo na direção.

ESPAÇO INTERNO

A linha do Novo RAV4 oferece o melhor espaço interno do segmento de utilitários esportivos compactos. Tanto em tráfego urbano como em rodagens mais extensas, as três versões do SUV da Toyota trazem amplo espaço para motorista e passageiros.
 
 
Se comparado à geração anterior, melhorias foram efetuadas nos bancos dianteiros para melhorar o conforto de quem dirige e também do passageiro. As larguras do encosto e do assento foram aumentadas para expandir a área de contato com o corpo dos ocupantes o que melhora a sensação de conforto. O encosto cresceu em 30 mm e o assento em 20 mm com seu ângulo inclinado em mais 2º, fazendo com que, especialmente, o motorista tenha melhor ergonomia ao dirigir. O volante recuou mais 40 mm possibilitando acomodação mais confortável.
 
 
Atrás, o espaço para os passageiros teve um aumento de 41 mm com a remodelação dos bancos dianteiros, que ficaram mais finos e ergonômicos, mesmo mantendo a medida do entreeixos da versão anterior (2,66m). O passageiro que viaja no centro do banco traseiro também teve seu espaço aumentado com um túnel central praticamente plano. O banco é bipartido 60/40 e os ajustes reclináveis ficam à mão dos passageiros, localizados em sua parte inferior. Na geração anterior, o ajuste que reclina o banco traseiro era postado na parte superior do banco, o que dificultava sua operação com o veículo em movimento.

MOTORES E TRANSMISSÕES
 
O Novo RAV4 vem equipado com dois novos conjuntos mecânicos desenvolvidos pela Toyota, que combinam ótima dirigibilidade, respostas ágeis e baixo consumo de combustível. De acordo com medições do INMETRO, os motores do Novo RAV4 ganharam notas “A” (2.0L) e “B” (2.5L) em eficiência no consumo de combustível. As versões 2.0L 4x2 e 4x4 consomem 9,5km/L na cidade e 10,9km/L na estrada. A performance da versão 2.5L 4x4 foi de 8,7km/L na cidade e de 10,9km/L na estrada.
 
As versões de entrada contam com motor Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros com transmissão automática CVT, que modula 7 velocidades no modo manual sequencial com trações 4x4 e 4x2. A versão 4x4 topo de linha vem com motorização Dual VVT-i 2.5L 16V de quatro cilindros com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades com inteligência artificial (AI). Ambos os conjuntos mecânicos tem, em média, 14kg a menos do que sua versão anterior.
 
 
O motor 2.0L gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 19,1kgf.m a 3.600 rpm. O motor 2.5L é de 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8kgf.m a 4.100 giros.
 
Além da avançada tecnologia Dual VVT-i, duplo comando de válvulas variável, que possui comando variável de abertura nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, o bloco conta com sistema de aceleração ETCS-i e sistema de admissão de ar ACIS. O ETCS-i é um sistema em que o acelerador possui um controle eletrônico inteligente, onde somente a gasolina necessária é utilizada para movimentar o veículo. O ACIS é um sistema com dupla admissão de ar, uma para velocidades de cruzeiro e outra para acelerações mais bruscas. Combinados tanto com a transmissão automática CVT de 7 velocidades, quanto a Super ECT de 6 velocidades, ambos os conjuntos geram uma eficiência no consumo de combustível classificadas com notas “A” e “B”, respectivamente, pelo INMETRO.
 
A transmissão automática CVT de 7 velocidades das versões 2.0L 4x4 e 4x2 conta com a mais alta tecnologia desenvolvida pela Toyota. Controlada eletro-hidraulicamente, essa transmissão continuamente variável seleciona sempre a melhor relação entre o giro do motor e sua velocidade. Ao acelerar o Novo RAV4, a temperatura de fluído da transmissão gera a pressão que move a correia entre as relações de marcha em duas polias. Essa tecnologia computadorizada resulta em melhor eficiência no consumo de combustível, trocas suaves (sem trancos ou variações de velocidades), melhor dirigibilidade e menos suscetibilidade a manutenção.
 
A transmissão automática de 6 velocidades da versão topo de linha conta com a possibilidade de trocas sequenciais, que traz a tecnologia Super ECT. A tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível. Essa transmissão também inclui a Inteligência Artificial que analisa o hábito de condução do motorista e antecipa suas reações para tornar a condução mais confortável.
 
O Novo RAV4 é equipado com a suspensão traseira independente tipo Double Wishbone com barras estabilizadoras, que privilegiam o conforto no habitáculo e maior estabilidade. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras. Ambas foram totalmente trabalhadas para as condições brasileiras de rodagem. Nesta geração, as suspensões dianteira e traseira receberam reforço estrutural, ampliando o conforto e melhorando a dirigibilidade e segurança.

EQUIPAMENTOS
 
A linha do Novo RAV4 conforta motoristas e passageiros com extensa lista de itens de série. Na versão de entrada, o Novo RAV4 2.0L 4x2 possui sistema de ar-condicionado manual, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores eletrorretráteis com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio com AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e com quatro caixas de som, tecnologia Bluetooth e sensor de estacionamento. Em todas as versões, o Novo RAV4 dispõe de volante multifuncional (comandos de sistema de áudio, Bluetooth e computador de bordo) revestido em padrão couro com regulagem de altura e profundidade, painel de instrumentos com a tecnologia Optitron e computador de bordo com odômetro total e parcial, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível e velocidade média.
 
 
As versões 4x4 (2.0L e 2.5L) possuem inovações como o novo sistema de multi-funções com tela touchscreen de 6,1 polegadas, que conta com visualização da câmera de ré, tecnologia Bluetooth e sistema de áudio com comandos no volante e entradas USB, AUX e para aparelhos MP3 com quatro caixas de som e dois tweeters.
 
Outra novidade é Smart Entry, disponível nas versões 4x4, sistema de abertura de portas e partida do veículo por aproximação. Mesmo com a chave no bolso, por exemplo, ao se aproximar do veículo, as portas destravam automaticamente para abertura. Ao sair do veículo, é possível acionar o travamento com alarme com um simples toque na parte superior da maçaneta da porta do motorista. Dentro da cabine, com a chave em qualquer lugar de seu interior, o motorista apenas aciona o botão de ignição para ligar o veículo.
 
 
Além disso, as duas versões 4x4 ainda contam com aquecimento dos bancos dianteiros em dois níveis de intensidade tanto no assento como no encosto, regulagem elétrica para o banco do motorista com ajuste de lombar, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e ar-condicionado digital automático dual zone com filtro anti-pólen. Em todas as versões o ar-condicionado tem saída extra na parte central-superior do painel, que diminui o tempo de resfriamento da parte traseira do veículo. Teto-solar com comandos de abertura eletrônicos e anti-esmagamento disponível somente na versão topo de linha.

SEGURANÇA

No quesito segurança, a linha do Novo RAV4 conta com carroceria em padrão GOA (Global Outstanding Assesment) que absorve os impactos de uma colisão e distribui a energia uniformemente por toda sua estrutura. Em caso de colisão frontal, além da absorção de impacto, o motor e o sistema de direção eletro-assistida tombam para não entrar na cabine, reduzindo o impacto tanto para os passageiros quanto para os pedestres, em caso de atropelamento.
 
 
Todos os bancos têm como itens de série cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força. Os bancos traseiros possuem sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis.
 
Ainda nas três versões, o novo RAV4 conta com direção eletro-assistida progressiva, sistema ABS, EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e BAS (Assistência à Frenagem) nos freios, brakelight instalado abaixo do aerofólio e airbag duplo frontal. As versões topo de linha e 2.0L 4x4 ainda tem como itens de série airbags laterais e de cortina.
 
Com relação à tração 4x4, o sistema é integral e distribuído nos eixos dianteiro e traseiro sob demanda com controle eletrônico Active Torque Control. A tração 4x4 auxilia a aderência do veículo em curvas ou acelerações bruscas transferindo torque entre os eixos. Há ainda bloqueio de diferencial, acionado por um botão ao lado esquerdo do volante, que divide a força da tração em 50% entre os eixos.
 
* Press Release/Toyota do Brasil Ltda.

Nenhum comentário: