terça-feira, 13 de agosto de 2013

>>> CARA DE PAU


Montadora chinesa copia Volkswagen Taigun e tenta patentear desenho

O Volkswagen Taigun nem chegou às lojas ainda, mas a versão “pirata” do utilitário já foi criada. Uma montadora chinesa pouco conhecida, chamada Jiangsu Lake Motors, patenteou um desenho muitíssimo semelhante ao carro da marca alemã. As diferenças entre ambos são sutis, como o formato da grade frontal. Não houve criatividade nem para escolher o nome de registro do automóvel: a cópia do Taigun seria batizada como “SUV”. A Volkswagen ainda não se pronunciou sobre o caso.
 
 
Essa não é a primeira vez que uma montadora chinesa se envolve em um caso como este. Em abril, a reestilização do Lifan 320, chamada de 330, mostrou-se parecidíssima com o 500L, versão minivan do pequeno compacto 500 da Fiat. E a geração anterior já havia sido criticada por parecer-se com o Mini Cooper. A BMW do Brasil, inclusive, processou a Ever Eletric, importadora da Lifan, para tentar proibir a venda do carro no país. Acusou a marca chinesa de “concorrência desleal e imitação das características visuais do Mini” - as linhas, as faixas do capô e o teto de cor diferente da carroceria eram idênticos. A Lifan rebateu, afirmando que as características e os preços de ambos são distantes.

Sobre o Taigun

O SUV da Volkswagen trará câmbio manual de seis marchas e, sob o capô, motor de três cilindros EA211 1.0 12V. O turbo permite que o carro alcance 110 cv de potência a 500 rpm e acelere de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. Pisando um pouco mais, ele atinge a velocidade máxima de 186 km/h.
 
 
O preço e a data de chegada ao Brasil ainda são incertos. Autoesporte arrisca que o SUV custará aproximadamente R$ 45 mil, para ficar na faixa do CrossFox e do Sandero Stepway. Desembarcará entre final de 2014 e início de 2015. Esperemos.

* Redação/Auto Esporte.

Nenhum comentário: