segunda-feira, 20 de julho de 2015

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Corpo de Bombeiros de Brasília aprova nova frota Scania para combate a incêndios florestais e salvamentos

Um grande incêndio no Parque Nacional de Brasília, em agosto de 2007, devastou um terço de uma área de 42.389 hectares de flora e fauna nativas do Cerrado. A grande proporção do incidente, provocado pelo período de seca na capital do país, foi o que motivou o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal a pesquisar e investir em uma frota que melhor atendesse às necessidades da corporação no combate a incêndios florestais. A partir daí, teve início o processo de licitação para compra de novos veículos, que culminou na aquisição de 72 unidades da marca Scania.


Em 2011, a montadora deu início ao trabalho de identificação das características que essa frota deveria ter. “No caso do combate ao incêndio florestal, era necessária motorização forte, tração 4×4, chassi robusto, mais flexível, e câmbio automático. O veículo ainda teria que acomodar, em sua cabine original de fábrica, seis homens equipados, tudo isso seguindo os rígidos controles de segurança e da certificação internacional ECE-29. Também fazia-se necessário o provimento de assistência técnica, peças, treinamento e garantia estendida para a frota”, explica Jeferson Peres, responsável por este segmento da Scania no Brasil, denominado Public Special.


De 2013 a 2015, o Corpo de Bombeiros de Brasília passou a receber os novos caminhões Scania, eleitos por atender a todas as exigências de robustez e segurança certificadas. Há 21 anos na profissão e na corporação, o coronel Gilberto Filho constata a satisfação da equipe com a aquisição dos novos veículos. “Precisamos de confiabilidade e tecnologia, e o nome Scania é referência. É isso que esperávamos da marca e essa nova frota atende nossos objetivos”, diz.


Outro ponto positivo da nova frota, segundo Peres, está no fato de os produtos da Scania serem fabricados em uma plataforma global. “Isso ajudou os implementadores europeus a inserirem sua superestrutura em nosso chassi Scania, que puderam contar com todo apoio da Scania no Brasil em atendimento, treinamento e garantia, uma vez que a licitação foi internacional”, acrescenta Peres.

* Press Release/Scania do Brasil.

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