quarta-feira, 14 de março de 2018

>>> FINAL FELIZ


Apaixonado por carros,
cuiabano restaura Kombi abandonada

O servidor público Paulo Pacheco, de 52 anos, repaginou completamente uma Kombi que estava abandonada numa oficina em Cuiabá havia mais de 5 anos. O veículo, que é um modelo popularmente conhecido como “Corujinha” e datado em 1974, geralmente passava despercebido, mas para o servidor era a peça-chave que faltava para sua coleção.


Paulo, que é colecionador e apaixonado por carros antigos há mais de 15 anos, ficou sabendo da Kombi por intermédio de seu primo, que é amigo do dono da oficina onde ela estava abandonada. Parado por cinco anos, o veículo era praticamente inegociável. “Meu primo disse que poderia me levar lá para tentar ver a Kombi, mas disse que, com certeza, eu não conseguiria comprar porque o dono não vendia. Ele já tinha recebido inúmeras ofertas”, conta Pacheco, que prefere não mostrar o rosto na reportagem, deixando que o carro seja o personagem principal.


Mesmo diante deste empecilho, Paulo não desistiu da Kombi, por se tratar de um veículo estimado por colecionadores. “O dono da oficina até disse que há anos não via o proprietário dela. Ele não atendia as suas ligações. Então resolveu ligar novamente e, coincidentemente, o dono atendeu. Por ficar cinco anos sem conseguir mexer na Kombi e de casamento marcado, o rapaz acabou fazendo um acordo comigo: se eu pagasse os gastos da oficina, poderia ficar com o carro”, explica.


O carro, que estava na lataria e apenas com estrutura íntegra, foi reformado do zero: tapeçaria, mecânica e funilaria foram transformadas durante um ano. Depois de pronta, a Kombi foi batizada de Marianne e conta com luzes no teto e televisão. Como um bom colecionador, Pacheco prefere não revelar quanto gastou na reforma.


Sobre suas inspirações, o servidor conta que tudo partiu de sua imaginação. “Foi invenção minha. Se você prestar atenção, no teto tem o Cruzeiro do Sul, as Três Marias... Vem surgindo assim, as ideias vão aparecendo e eu vou fazendo”, comenta.


Além da Kombi, Paulo possui outros carros, entre eles uma Kombi estilo rat rod, um Maverick e um Landau, que está em processo de reforma. O servidor faz parte do Clube do Carro Antigo de Cuiabá, que reúne adeptos do antigomobilismo, que são pessoas dispostas a preservar a história do automobilismo.

* Vitória Lopes/Midia News.

Nenhum comentário: