sexta-feira, 22 de março de 2019

>>> DIESEL X ELÉTRICO


Ônibus elétrico chinês
salva mundo mais
que Tesla diz estudo

Muito se fala sobre como o carro elétrico pode salvar o mundo, já que não usa petróleo e não polui o meio ambiente. Apesar de ser uma frase verdadeira, o real herói dessa história pode não ser o carro, mas sim o ônibus elétrico. Estudo feito pela Bloomberg aponta que os ônibus elétricos feitos e usados na China contribuem mais para a preservação da Terra que a Tesla.


Atualmente, a frota de ônibus elétricos na China gira em torno de 300 mil unidades. Juntos, eles evitam que 270 mil barris de petróleo por dia sejam usados. Nessa proporção, a cada mil ônibus elétricos rodando por dia, 500 barris de petróleo não são usados. No caso dos carros, a conta é menor: a cada mil elétricos rodando, 15 barris de petróleo são economizados.

Apesar da aparente grande economia, os ônibus e carros elétricos impactaram apenas 0,3% no consumo global de petróleo desde 2011. O crescimento exponencial de veículos elétricos e o aumento na economia de combustível dos modelos movidos a gasolina ou diesel, segundo a Bloomberg, levará à uma economia de 7,5 milhões de barris de petróleo até 2040.

Atualmente no Brasil, algumas cidades como São Paulo e Campinas já rodam com ônibus 100% elétricos da BYD, uma das maiores fabricantes da China nesse segmento.

* João Brigato/iCarros.

Nenhum comentário: