Honda CR-V Advanced Hybrid: nova geração estreia no Brasil com a tecnologia híbrida avançada e:HEV
O CR-V é o automóvel Honda mais vendido no mundo, uma condição que por si só já determina o elevado prestígio deste SUV, que agora chega à sua 6ª geração com a adoção da exclusiva tecnologia híbrida e:HEV. Flagship entre os SUVs da marca, o modelo é referência em eficiência, dinâmica, confiabilidade e alta tecnologia voltada para a segurança e bem-estar de seus usuários.
Do ponto de vista dinâmico, o CR-V Advanced Hybrid estabelece um novo padrão de eficiência e desempenho com a adoção do consagrado sistema híbrido e:HEV, com dois motores elétricos dispostos em paralelo – um para tração e outro para geração de energia – e o motor a combustão de quatro cilindros 2.0 litros DOHC de ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina. A tração integral Real Time AWD Intelligent Control System, de última geração, permite elevado patamar de segurança e adaptabilidade aos mais diferentes tipos de terreno e condições de aderência, exaltando sua renomada versatilidade.
Os materiais de alta qualidade empregados no habitáculo, teto solar panorâmico, multimídia com tela de 9 polegadas, painel com tela TFT de 10,2 polegadas, Head-up display, 10 airbags, a operação inteligente da tampa do porta-malas, a conectividade proporcionada pelo myHonda Connect, o sistema de alto-falantes premium Bose e o evoluído sistema de condução assistida Honda SENSING colocam o CR-V em um estado de arte em equipamento, conforto, tecnologia e segurança.
Design forte, esportivo e funcional
O Honda CR-V Advanced Hybrid traz um design inédito, de aparência esportiva e requintada. A carroceria larga e longa evidencia um caráter imponente. O capô pronunciado e as linhas das laterais valorizam a horizontalidade da silhueta. A nova proposta estética preserva a identidade do modelo, enquanto as rodas de 19 polegadas reforçam a esportividade.
A imponência frontal do CR-V Advanced Hybrid é mérito da agressiva grade dianteira, com elementos hexagonais de amplas dimensões cruzados por linhas transversais. A grade inferior do para-choque repete as formas hexagonais e possui aletas ativas que abrem e fecham automaticamente, dependendo da temperatura da água do motor, melhorando a aerodinâmica e a eficiência de combustível – quando o CR-V está parado, as aletas se fecham, ocultando os elementos internos naquela região.
O formato das laterais do para-choque dianteiro cria uma cortina de ar que canaliza o fluxo de maneira a reduzir a turbulência ao redor das rodas. Na traseira, os spoilers na porção final do teto e na parte inferior do para-choque elevam a velocidade do fluxo de ar, contribuindo para a aerodinâmica e, consequentemente, para a redução do consumo de combustível.
Os bancos dianteiros com ajuste elétrico – o do motorista com regulagem lombar e memória de posições – contam com estabilizadores corporais, estruturas internas que asseguram um adequado suporte nas regiões do quadril e lombar. Aos passageiros do banco de trás, os projetistas do CR-V Advanced Hybrid dedicaram um aumento do espaço para as pernas que atingiu um nível de referência no segmento, além de ser possível variar o ângulo de inclinação do encosto em 8 diferentes posições.
O espaço interno prioriza o conforto, praticidade e funcionalidade, aliando excelente volume de cabine à abundante capacidade de carga no porta-malas (581 litros), sendo referência em seu segmento. Tal espaço pode ser ampliado mediante a possibilidade de deslizar longitudinalmente os bancos traseiros em até 190 mm, favorecendo assim o transporte de objetos longos. O piso de superfície plana simplifica o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico inteligente, permitindo uma utilização hands free tanto para abrir (com movimento de passada de pé sob o para-choque traseiro) quanto para fechar (antes de retirar um objeto pesado ou volumoso, basta acionar o botão da função Walk Away Close e se afastar do carro).
Interior sofisticado e tecnológico
Elegante, o painel exibe a trama metálica que oculta de maneira minimalista os difusores de ventilação. Centralizados, os controles do sistema de climatização de duas zonas tornam os ajustes simples e intuitivos. Mais do que o conforto de uma utilização prática, essa facilidade amplia a segurança à medida em que permite ao motorista manter total atenção no caminho à frente, ainda que ele promova eventuais regulagens no sistema.
Nota-se uma mínima interferência de elementos no campo de visão do motorista: os limpadores de para-brisa ficam ocultos quando fora de uso, os retrovisores montados nas portas ampliam a visão lateral no contorno de curvas e o painel horizontal, baixo e limpo permitem o foco na visão à frente.
A porção central do painel é ocupada pela tela multimídia sensível ao toque de 9,0 polegadas, com pequeno recuo que oferece estabilidade à mão durante a operação com o veículo em movimento. O volante dispõe dos controles necessários para atuar nos diversos sistemas relacionados à condução e controle de áudio e smartphone. O sistema de entretenimento do CR-V Advanced Hybrid é compatível com os padrões Apple Car Play e Android Auto.
A tela do painel TFT full-digital de alta definição tem 10,2 polegadas e é multiconfigurável, garantindo o monitoramento de parâmetros da condução sem prejuízo à visibilidade externa, aspecto no qual a adoção do Head-up display de 5,2 polegadas cumpre papel fundamental. O cluster em sua porção direita tem o velocímetro e, à esquerda, um mostrador que exibe o regime de uso – aceleração ou desaceleração/regeneração.
A cabine é valorizada pela praticidade de elementos, como o porta-copos iluminado e o amplo espaço no console à frente da alavanca de transmissão, onde está situado o carregador wireless e duas portas USB, além de uma tomada 12V. Ao lado da alavanca, estão os comandos relacionados ao Drive Mode (com modos Econ, Normal e Sport), freio de estacionamento elétrico e outros. Um compartimento com surpreendentes 9 litros posicionado entre os bancos dianteiros tem tampa com abertura automática que serve de apoio de braço central. Além da praticidade, o conforto e elegância são atributos evidentes para motorista e passageiros do CR-V Advanced Hybrid, que ainda traz como equipamentos de série duas portas USB-C e saídas de climatização para os passageiros do banco de trás. O sistema de som premium da marca Bose tem 12 alto-falantes de alta definição, inclusive com canal central dianteiro e subwoofer na traseira.
A conectividade oferecida pelo myHonda Connect está disponível no CR-V Advanced Hybrid. Pelo aplicativo, o motorista se conecta ao carro e pode ter acesso a diversas informações sobre o veículo de modo prático e intuitivo. O myHonda Connect oferece notificação automática de colisão, detecção de falha remota, alarme, rastreamento do veículo, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24h, controles à distância (acionamento do ar-condicionado, ignição, destravar/travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.
A Honda disponibiliza dois pacotes do myHonda Connect: um totalmente gratuito e o Pacote Plus, com um valor fixo de mensalidade que dá acesso a todas as funcionalidades. Este Pacote Plus tem um ano de gratuidade para degustação.
Tecnologia híbrida e:HEV de alta eficiência
O novo CR-V Advanced Hybrid adota a exclusiva tecnologia avançada e:HEV da Honda, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão, proporcionando uma experiência de condução diferenciada, nível de consumo e emissões excepcionais, dinâmica esportiva e linearidade inigualável.
O sistema e:HEV tem como um de seus destaques o motor a combustão de altíssima eficiência 2.0 DOHC 16V de quatro cilindros com ciclo Atkinson e injeção direta de gasolina. Ele tem 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo.
A este motor a combustão está associado o e-CVT, conjunto que abriga os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador. Posicionados em eixo paralelo, se caracterizam por ocupar pequeno espaço, com arranjo de transmissão com duas relações fixas – lock-up –, uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro. A adoção do lock-up intermediário, um dos destaques do CR-V Advanced Hybrid, melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm.
O elevado conforto acústico do motor a combustão (inclusive em marcha lenta) se deve à incorporação de um pré-amortecedor no volante-motor, que reduz as variações de torque, eliminando vibrações em baixas rotações. A IPU (Intelligent Power Unit) abriga uma bateria moderna e compacta. A PCU (Power Control Unit) é o “cérebro” do sistema híbrido, gerenciando a estratégia de gestão de energia para otimizar desempenho.
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. Esse é um dos diferenciais que tornam o sistema e:HEV único. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, o inteligente sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente.
No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade. Portanto, no CR-V Advanced Hybrid o modo de operação Engine Drive é ativado automaticamente em aceleração moderada em médias e altas velocidades.
O CR-V Advanced Hybrid conta com a tecla Drive Mode no console, que permite alternar entre três modos de condução: Normal, Econ e Sport. Em Normal, os parâmetros preveem equilíbrio entre desempenho e eficiência energética; o modo Econ privilegia a economia e, em Sport, a resposta do acelerador é mais direta.
Dinâmica refinada, estrutura segura
Visando uma resposta dinâmica mais aprimorada e suave, os sistemas de suspensão e direção passaram por intenso trabalho de redução de atrito.
Subframes dianteiro e traseiro de alta rigidez e leveza servem de apoio para os componentes de suspensão.
A avançada tração integral AWD distribui ativamente a força motriz nos dois eixos sob demanda – a proporção varia de 60% dianteira / 40% traseira a 50% para cada eixo. A tração AWD é do tipo full time, ou seja, o CR-V Advanced Hybrid funciona o tempo todo com tração nas quatro rodas, variando apenas a proporção da distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro.
A transmissão da tração ao eixo traseiro se dá por meio de uma compacta caixa de transferência (com embreagem multidisco), conectada ao eixo do diferencial traseiro. A repartição de força entre os eixos dianteiro e traseiro ocorre de acordo com as condições da estrada.
Em situações de baixíssima aderência, ao arrancar em piso enlameado por exemplo, o sistema detecta a perda de tração das rodas do eixo dianteiro e, rapidamente, envia um índice maior de força para as rodas traseiras, minimizando a perda de controle por patinagem excessiva. O sistema também detecta condições de subida, enviando mais torque para as rodas traseiras em cooperação com o HSA (Hill Start Assist), dispositivo que mantém a pressão do freio por um breve período após o pedal ser liberado, dando ao motorista tempo para acelerar e retomar o movimento suavemente.
Os indicadores NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) foram mantidos ao mínimo no CR-V Advanced Hybrid, resultando em valores extremamente positivos em termos de silêncio e conforto no habitáculo. A disposição dos componentes elétricos de forma inteligente, bem como a miniaturização das 72 células que compõem a bateria de tração levaram à criação de um sistema de arrefecimento eficaz e silencioso dessa bateria.
Na zona frontal, a parede corta-fogo, caixas de roda e painel receberam materiais de isolamento com elevada capacidade de absorção. O mesmo ocorreu em relação ao teto, assoalho, porta-malas e rodas. A especificação do para-brisa e vidros laterais, assim como o reposicionamento dos espelhos retrovisores e o sistema ANC de cancelamento ativo de ruídos, elevaram o isolamento da cabine em relação aos sons externos.
A robusta estrutura de carroceria do CR-V Advanced Hybrid possibilitou um desempenho de segurança passiva líder no segmento e excepcional proteção em testes de colisão. A plataforma extremamente forte e rígida deriva da aplicação de componentes estruturais integrados, que melhoraram a proteção em colisões frontais, traseiras e laterais.
A escolha de materiais mais resistentes e leves para a construção da plataforma do CR-V Advanced Hybrid converteu-se em uma carroceria com um elevado padrão de rigidez – 15% superior ao da geração anterior –, e onde especial atenção foi direcionada à coluna B e arco de ancoragem das portas traseiras. O extensivo uso de adesivos otimizou o “travamento estrutural” da carroceria.
Honda SENSING, referência em segurança
O CR-V Advanced Hybrid dispõe da mais atualizada versão do Honda SENSING, conjunto de tecnologias avançadas de segurança e assistência ao motorista.
A atuação conjunta das câmeras, radar e sensores comanda as funções do Honda SENSING, que são as seguintes:
- ACC com LSF- Controle de cruzeiro adaptativo com Low Speed Follow: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. O LSF permite a atuação do ACC mesmo em baixas velocidades, operando, inclusive a parada total e posterior retomada do movimento;
- CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal, identificando pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto;
- LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: detecta faixas e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas faixas de rolamento;
- RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta saídas da pista e ajusta a direção;
- AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto, de acordo com a condição.
Outros itens importantes de segurança do CR-V Advanced Hybrid são: 10 airbags de série (frontais, tipo cortina, joelhos, laterais dianteiros e laterais traseiros), monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Isofix (fixação de assentos infantis), entre outros.
Cores
O CR-V Advanced Hybrid chega em cinco opções de cores: Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e, uma cor inédita e exclusiva do CR-V, Azul Astral Metálico.
O revestimento do interior será cinza claro para as cores externas Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e Azul Astral Metálico. Nas demais cores, o acabamento interno será na cor preta.
O modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.
* Press Release/Honda do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário