segunda-feira, 25 de março de 2024

>>> PEUGEOT NA SMART CITY


PEUGEOT celebra participação no Smart City Curitiba e divulga estratégias e novidades para sua linha de veículos utilitários em 2024

Boxer com Conectividade “MyPeugeot PRO” e projeto Partner Retrofit 100% Elétrica estavam entre as atrações da Marca na edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março na capital paranaense.


A Marca aproveitou a participação no evento, constituído por pautas importantíssimas nos dias atuais, para reforçar sua atuação em prol de uma mobilidade cada vez mais sustentável e abrangente – em termos de possibilidades e soluções, e também para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves. E, claro, apresentou as novidades que fazem parte desse plano que começou com uma ofensiva de novos produtos em 2017.

A Peugeot hoje é a 4ª marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro e se destaca pelo pioneirismo de seus produtos, térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 neste segmento de vans elétricas.

A primeira e maior delas é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada MyPeugeot PRO (powered by MyUconnectFleet Stellantis). E a novidade chegará ao mercado por meio do PEUGEOT Boxer, modelo 2024/2024 - o primeiro veículo PEUGEOT com módulo de telemetria embarcado, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Outra grande atração da Marca no evento foi a Partner Retrofit, uma unidade do modelo Partner resultado do projeto em parceria com o SENAI, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica.

MyPeugeot PRO

Com uma ofensiva consistente no segmento de VULs, a PEUGEOT agora dá um passo adiante, indo além da oferta de produtos para oferecer o serviço que é uma verdadeira praticidade ao cliente profissional. O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz diversas funcionalidades e benefícios, a fim de facilitar a vida de quem está à frente da frota.

De fácil acesso e simples utilização, a plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do PEUGEOT Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações. Com este lançamento, a PEUGEOT amplia o leque de benefícios e a sensação de tranquilidade quanto ao fluxo do negócio, contribuindo com a otimização de custos operacionais e do TCO – Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Partner Retrofit

A Partner esteve representada no evento por uma versão elétrica que recebe o sobrenome Retrofit, unidade fruto de parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030. O projeto prevê a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico, assegurando a qualidade da conversão por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica. A proposta representa uma solução inovadora de mobilidade sustentável, com emissão zero, e acessível.


O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do powertrain a combustão, a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura), e a realização de testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Gama VUL PEUGEOT

O portfólio de produtos PEUGEOT destinados a quem necessita de um veículo para uso profissional é muito amplo e completo, com opções que permitem atender às mais variadas demandas de utilização, e com as mais modernas soluções, especialmente para garantir um fácil deslocamento nos grandes e tumultuados centros urbanos.

Seja a bordo de uma Partner Rapid (flex), de um Expert (à combustão ou elétrico), ou de qualquer das variações do PEUGEOT Boxer (Em versões Cargo, Furgão e agora a Minibus), uma coisa é certa: motorista, passageiros e/ou carga estão sempre em ótimas mãos. E para garantir que todo o potencial de sua gama chegue o mais próximo possível do consumidor, o espaço da PEUGEOT no Smart City contou com exposição de alguns dos modelos que integram sua gama VUL, incluindo e-Expert Passageiro 7+1, Peugeot Rapid Retrofit e Boxer Minibus.

Partner Rapid

A Partner Rapid foi o primeiro produto da Marca idealizado na plataforma Stellantis. Produzida na fábrica de Betim (MG), ela carrega toda a tradição e expertise do grupo no desenvolvimento de comerciais leves, e se encaixa no perfil de um consumidor exigente, que precisa de um veículo confiável, projetado para cobrir necessidades de espaço para carga, eficiência, segurança e conforto.


Trata-se de um modelo capaz de entregar a experiência de dirigir semelhante a de um veículo de passeio aliada a um compartimento de carga com 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 kg, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes presentes no piso e abertura de até 180º ​das portas​.

Assim, a Partner Rapid garante o espaço ideal para transportar um bom volume de carga, ao mesmo tempo que se beneficia das dimensões do veículo – semelhantes às de um carro de passeio, o que agrega muito ao profissional que precisa de agilidade nos deslocamentos e manobras.

O modelo é equipado com motor 1.4 8V Fire EVO Flex, que trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas e foi preparado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Reconhecido pelo excelente torque em baixas rotações, este propulsor desenvolve 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol, entregando a agilidade e a eficiência essenciais quando falamos em transporte de cargas. Com Nota “A” no Inmetro, ele também garante economia, outro aspecto fundamental para o empreendedor no momento da escolha de um veículo.

e-Expert, primeiro utilitário PEUGEOT 100% elétrico no país

A estreia do e-Expert foi um importante passo da ofensiva elétrica da PEUGEOT no país, representando a chegada da eletrificação à gama VUL. Com 330 km de autonomia (WLTP) e 289 km (Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.


O veículo hoje é um sucesso comercial dentro dos clientes que buscam zerar as emissões de sua frota, e tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, uma vez que a bateria foi incorporada abaixo do assoalho do veículo, ou seja, evita qualquer comprometimento de espaço interno ou de carga. O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico. Além de garantir o funcionamento do motor, a energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo. Além disso, em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em apenas 45 minutos (0-80% da bateria)

O pulmão do PEUGEOT e-EXPERT é um motor elétrico que gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm). O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia; “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance; e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque. 

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha: externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, e na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar da versão elétrica.

PEUGEOT Boxer

O utilitário Boxer é um grande trunfo da PEUGEOT no segmento VUL, não apenas pela qualidade do produto em si, mas também por garantir uma excelente cobertura de utilização, graças a sua variedade de configurações – Cargo, Furgão e Minibus.


No caso do Furgão, trata-se do mais completo da categoria. Com foco na eficiência e na funcionalidade, o modelo foi projetado para ampliar a produtividade do negócio, contando com piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento e alerta de marcha ré, que garantem uma condução confortável e segura. Com um PEUGEOT Boxer na mão, o consumidor garante um excelente índice TCO (o menor custo de propriedade para a frota), e ainda conta com o suporte da rede especializada em Utilitários da Peugeot.

Já o Boxer Minibus, exposto no evento Smart City, tem capacidade para 17 até 19 pessoas (16+1 Executive e 18+1 Comfort) e traz a mais completa lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, sistema start & stop e controle de estabilidade (ESP), entre outros. O modelo Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros tornando a van com um dos maiores bagageiros da categoria, com capacidade para até 1.000 litros. O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cv e 34,7 kgfm de torque, proporciona potência, agilidade e economia, além de atender às normas Proconve L7.

Recomendados de Fábrica

Além de uma vasta gama de produtos, a PEUGEOT também oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários através de versões transformadas – com parceiros homologados pela Montadora. De Ambulância a veículos Refrigerados, a PEUGEOT possui hoje fornecedores renomados no mercado que suportam o cliente em todas as suas necessidades.

Os visitantes da quinta edição do Smart City Expo Curitiba também tiveram a oportunidade de realizar test-drive com os utilitários Partner, Expert, e-Expert e Boxer, e também com o carro-chefe das vendas da Marca, o hatch 208 Turbo, que é pura expressão do prazer de dirigir cravado no DNA da PEUGEOT.

* Press Release/Grupo Stellantis.

Nenhum comentário: