terça-feira, 21 de junho de 2011

>>> FIT ESTICADO

Honda Fit Shuttle: Ecológica e espaçosa, perua derivada do Fit mira nas famílias japonesas
Se você sempre gostou do Fit, mas o acha apertado demais, a Honda pode ter a solução. O Fit Shuttle foi criado justamente para as famílias que precisam de mais espaço no banco de trás e, principalmente, no porta-malas.


A proposta do Shuttle é original, mas o design não deve agradar tanto assim. A equipe de desenhistas da Honda resolveu manter o estilo do Fit, usando os mesmos faróis, lanternas e portas do monovolume. O velho ditado diz que "gosto não se discute", mas, olhando de lado, a impressão é que o Fit foi “esticado” em alguns centímetros para levar mais bagagem.


Deixando a parte estética de lado, é no conteúdo que o Fit Shuttle seduz. A versatilidade de seu irmão mais velho é repetida na perua, que oferece a comodidade dos bancos modulares. Eles podem ser dobrados, rebatidos e até retirados do interior do veículo, abrindo espaço para o transporte de objetos de grande porte. Com os bancos traseiros na posição normal, o carro comporta até 590 litros.


Sob o capô, o Fit Shuttle conta com duas opções de motorização. A mais tradicional é a 1.5 i-VTEC, que já é usada nas versões mais caras do Fit. A novidade fica por conta da versão híbrida. A perua é impulsionada por um sistema híbrido-paralelo, que utiliza como principal fonte de energia o motor 1.3 i-VTEC a combustão. Há também outro propulsor, movido a eletricidade, que é carregado pela conversão da energia cinética em eletricidade, realizada durante as frenagens e desacelerações. Para completar, o Fit Shuttle híbrido oferece o Eco Assist, que auxilia o condutor a dirigir de forma a economizar combustível.


Todas as versões são equipadas com controle de estabilidade – chamado pela Honda de VSA – e existe a opção de tração integral, que garante mais segurança em situações críticas. O modelo híbrido conta, de série, com a transmissão continuamente variável (CVT), que suaviza as trocas de marcha e proporciona maior economia de combustível. A má notícia para nós, brasileiros, é que não há previsão de a Honda fabricar a Fit Shuttle por aqui.

* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.

Nenhum comentário: