sábado, 2 de junho de 2012

>>> CHEIA DE CHARME

Uma Chevrolet Brasil 1963 cheia de charme

A Chevrolet Brasil 1963 das fotos desta reportagem foi a vencedora da categoria Picape anos 1960 e 1970 no Encontro Paulista de Autos Antigos de 2011, em Lindoia. O modelo, que está impecável, é um dos brinquedos preferidos do empresário Francisco Moutinho Filho.
Ele conta que desde que comprou o carro, há 12 anos, só o usa para ir à eventos. “Minha viagem mais longa com ele foi para o Rio de Janeiro, em 2005. Mas isso não quer dizer que ele não aguente o tranco”, diz.


Chamam a atenção o câmbio manual na alavanca da direção, o botão de acionamento dos piscas, no meio do painel, e o velocímetro que marca até 160 km/h. “Mas só chego a 110 km/h”, desconversa Moutinho.

“Você notou que a partida é no pé?”diz o empresário, apontando para o pedal que fica do lado direito do acelerador. “É a minha versão placa preta do start-stop”, brinca, referindo-se ao sistema que liga e desliga automaticamente o motor de alguns veículos modernos para economizar combustível.

Ele fala sobre a picape com empolgação. De acordo com Moutinho, o motor da Brasil é um Chevrolet seis-cilindros de 3,1 litros que gera 127 cv de potência. Ele afirma que o fato de o modelo 1963 ser o primeiro a ter dois vidros na traseira, quatro faróis frontais e, especialmente, a “gravatinha” da GM com o mapa do Brasil o tornam único. “É peça de museu”, vangloria-se.


Mas a cereja do bolo o colecionador deixa para o final. Mantendo o ar de suspense e fazendo cara de criança que narra uma travessura, ele conta que o ensaio fotográfico da atriz Grazi Massafera para a revista Playboy incluiu imagens clicadas em sua picape. “Isso foi em 2005. Na época o carro era branco e cinza e as fotos foram feitas em um sítio em Bragança Paulista (SP)”, diz. “Nunca mais o lavei”, brinca.

Pioneira da GM no País

A picape 3.100 ficou conhecida pelo nome de Chevrolet Brasil por ter sido o primeiro veículo feito pela marca no País. A produção teve início em 1958, em São Caetano do Sul.


O modelo era equipado com o motor seis-cilindros de 136 cv importado. Com a inauguração da unidade de São José dos Campos (SP), no fim do mesmo ano, a picape passou a ter propulsor de 142 cv.

Foram feitas mais três versões sobre o mesmo chassi. A Alvorada, precursora das cabines duplas, Amazona, a bisavó da Blazer, e o furgão Corisco. Em 1964, o modelo foi substituído pela linha C-14.

* Guilherne Waltenberg/Jornal Estado De São Paulo.

Nenhum comentário: