quarta-feira, 27 de junho de 2012

>>> MOVIDO A GÁS

Grupo austríaco Magna Steyr participa do estudo "Clean Heavy Duty", testando caminhões a gás natural para, além de atender as normas de emissões, produzir menos ruídos

Dentro do programa de pesquisa “Clean Heavy Duty”, dirigido pela Universidade de Viena, o grupo austríaco Magna Steyr, em conjunto com a transportadora Frikus, está realizando testes com um protótipo do cavalo mecânico Econic 1828, movido a gás natural NGT, para operações noturnas de baixo ruído. O modelo também conta com o câmbio automatizado da Allison, o Serie 3000. O Econic foi escolhido por suportar gás natural, visando o atender as normas de emissão de poluentes.


Os primeiros resultados mostraram que houve uma redução de 20% de combustível, além de diminuir as emissões de poluentes. Estes dados foram suficientes para convencer a Magna Steyr: a empresa comprou 30 unidades do modelo Mercedes Econic NGT.


Atualmente, os caminhões da Magna Steyr rodam cerca de 300 km diariamente, com um consumo total de aproximadamente 10 000 litros/dia de óleo diesel.

* Karina Bernardino/Transporte Mundial.

Nenhum comentário: