sexta-feira, 15 de junho de 2012

>>> JÁ NAS LOJAS

Linha Sprinter 2012 está nas lojas

A linha 2012 das vans, furgões e chassis Sprinter, da Mercedes-Benz – apresentada no fim de 2011 durante a Fenatran, evento destinado a transportadores de cargas –, acaba de chegar às concessionárias em todo o país. Segundo Adriana Taqueti, gerente sênior de Vendas e Marketing de Vans, os veículos, fabricados na Argentina, chegam com novo design, motor mais potente e capacidade de carga maior. O objetivo da Mercedes-Benz é abocanhar 20% do mercado nacional de vans este ano, contra os 14% de 2011.


A linha Sprinter está sendo vendida com a nova geração de motores OM 651 LA, até 13% mais potentes, segundo Adriana. Eles trazem a tecnologia Blue Efficiency, que promete menor consumo de combustível e redução no índice de emissões. São propulsores de 4 cilindros. A versão 311 CDI Street passa a contar com motor de 114 cv, com torque de 28,5 kgfm de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 kgfm de 1.200 a 2.400 rpm. A transmissão é ma­­nual de 6 velocidades.


No quesito segurança, a nova geração do Sprinter conta com o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP, que visa reduzir os riscos de acidentes. Os veículos trazem também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.


Por fora, aponta Adriana, o para-brisa está mais alto e os retrovisores, maiores, ampliando o campo de visão. Por dentro, um novo painel de instrumentos e mais porta-objetos. O sistema de ar-condicionado está disponível para todas as versões. Essa gama, inclusive, passou de 38 para 44. O preço da linha 2012 teve um acréscimo que varia de 3% a 5% e o preço parte de R$ 79.505,75. Também cresceu a capacidade de carga dos furgões e chassis e de transporte de passageiros, no caso das vans. A nova van Sprinter passa a oferecer as opções 17+1 (17 assentos para os passageiros e mais o assento do motorista) e 20+1. O furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³.


Além da linha renovada, outra novidade este ano é a implantação do conceito de Van Center, conta Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing. A primeira foi inaugurada no começo do mês em São Paulo. Esses centros exclusivos serão implantandos em mercados onde são vendidas mais de mil unidades por mês. Este ano ainda serão abertas unidades no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte e para 2013 a previsão é que tenha uma em Curitiba.

* Viviane Favretto/Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: