quarta-feira, 27 de novembro de 2013

>>> 100% ELÉTRICO


E-Bus é um ônibus que funciona somente a baterias e que começa a rodar no Brasil a partir dezembro

Uma parceria entre a Eletra e Mitsubhishi resultou no E-Bus, primeiro ônibus elétrico movido 100% a bateria e que a partir de dezembro será avaliado no corredor que liga a cidade de Diadema (localizada no ABC paulista) ao Brooklin, região da capital que tem aproximadamente 11 km de extensão.
 
 
A tecnologia das baterias e a estação de recarga foram desenvolvidas pela Mitsubishi Heavy Industries no Japão. O chassi é Mercedes-Benz, a carroceria Caio/Induscar e motor elétrico WEG. Completa a lista de equipamentos os 14 pecs de bateria de lítio, sendo cada um deles compostos por oito módulos que somados pesam 3 t. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias da Eletra e Mitsubishi.
 
 
Trata-se de um ônibus articulado que mede 18 metros de comprimento, possui PBT (Peso Bruto Total) de 30 t e capacidade para transportar 150 passageiros. Segundo Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, a intenção é nacionalizar as baterias e as recargas e no futuro tornar viável trocar a frota dos veículos movidos a diesel pelos elétricos. Estima-se que o E-Bus trafegue aproximadamente 160 km. Uma das vantagens para as pessoas que moram no entorno do trecho será o baixo nível de ruído e zero de emissões.

* Andrea Ramos/Transporte Mundial.

Nenhum comentário: