segunda-feira, 18 de novembro de 2013

>>> CUIDANDO DA MEMÓRIA


Exposição “60 Anos da Volkswagen do Brasil” é inaugurada na Cidade do Automóvel, na Alemanha

A exposição “60 Anos da Volkswagen do Brasil” está aberta no museu ZeitHaus (Casa do Tempo), localizado na Autostadt – A Cidade do Automóvel do Grupo Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, onde pode ser conferida pelo público até meados de janeiro de 2014. A cerimônia de abertura contou com a presença do membro do Board do Grupo Volkswagen responsável por Produção e pela região da América do Sul, Dr. Michael Macht; do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall; dos vice-presidentes da Volkswagen do Brasil Dr. Egon Feichter (de Desenvolvimento do Produto), Otto Joos (de Operações), Carsten Isensee (de Finanças e Estratégia Corporativa) e Josef Baumann (de Suprimentos para a América do Sul); do chefe da Autostadt, Otto Ferdinand Wachs, e do prefeito de Wolfsburg, Klaus Mohrs.
 

"A mostra ‘60 Anos da Volkswagen do Brasil’, em plena Cidade do Automóvel, na Alemanha, é motivo de muito orgulho para todos nós, colaboradores, clientes, concessionários, fornecedores, admiradores e demais parceiros de negócios da Volkswagen do Brasil. A exposição evidencia a grande importância do Brasil para a marca Volkswagen no mundo e, ao mesmo tempo, destaca o gênio criativo dos engenheiros e trabalhadores brasileiros, com a exibição de carros memoráveis, como Gol, Brasília e SP2, que marcaram a história da indústria automotiva e estão presentes na vida de várias gerações de consumidores”, afirmou Thomas Schmall.

Exposição “60 Anos da Volkswagen do Brasil”

A exposição “60 Anos da Volkswagen do Brasil”, no piso térreo do museu ZeitHaus, conta com veículos, fotos, informações e filmes publicitários que marcaram a história de sucesso da empresa no País, representando também a evolução e o alto potencial de inovação da empresa e de seus modelos durante as mais diversas épocas. O material apresenta ainda alguns pontos em comum com a história da Volkswagen na Alemanha, oferecendo uma referência familiar ao visitante alemão.
 
 
O foco da mostra está nos seis modelos expostos (Fusca, Gol, Kombi, SP2, Brasília e Karmann-Ghia TC). Outro destaque exibido é o motor Total Flex, uma tecnologia lançada pela Volkswagen há 10 anos que deu ao consumidor brasileiro a liberdade de abastecer com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção; o primeiro automóvel Total Flex da história foi o Volkswagen Gol Power 1.6, apresentado em março de 2003.

Veículos Que Fizeram História

A área interna da exposição “60 Anos da Volkswagen do Brasil” traz quatro veículos. Um Fusca 1.600 representa o modelo que fez história no Brasil, onde foi líder de vendas durante 24 anos. O Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ao longo de sua história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil.
 
 
O Gol GTI faz homenagem ao Gol, modelo lançado em 1980 no Brasil, onde é líder de vendas há 26 anos consecutivos. O Gol conquistou, em agosto de 2012, o marco histórico de 7 milhões de unidades fabricadas, sendo o modelo com mais unidades produzidas, mais vendido e mais exportado da história da indústria automobilística brasileira. Em sua trajetória, o Gol trouxe inúmeras inovações: em novembro de 1988 (já como linha 1989), se tornaria o primeiro veículo do País equipado com injeção eletrônica de combustível de série, na versão GTI.
 
 
A Kombi Last Edition também pode ser conferida na mostra. A série especial, lançada em agosto deste ano teve seu volume duplicado para 1.200 unidades devido à grande demanda. A Kombi Last Edition marca o encerramento da produção do modelo, trazendo itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo fabricadas no País desde 1957. As unidades da Kombi Last Edition são numeradas e trazem placa de identificação. A Kombi se destaca pela maior longevidade da indústria automobilística mundial; desde setembro de 1957, até setembro de 2013, foram produzidas mais de 1.560.000 unidades do modelo na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.
 
 
O outro modelo exibido na área interna é o SP2. Apresentado em 1972, e produzido até 1976, o SP2 trazia design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade. Era esportivo com detalhes exclusivos para a época, como instrumentos integrados ao painel e bancos esportivos forrados de couro. Até hoje, o SP2 (motor 1.7L) é reconhecido por antigomobilistas como um dos modelos mais belos da história da Volkswagen.
 

Em sua área externa, a exposição traz a Brasília. Apresentado em 1973, o modelo foi criado e desenvolvido por engenheiros e técnicos brasileiros. Seu nome homenageava a capital do País. O projeto foi desenvolvido em torno da plataforma do Sedan (Fusca). O motor era o 1.600 cm³ de 60 cv – em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv. Para a linha 1979, ganhou a versão luxuosa LS, que trazia de série rádio AM/FM, desembaçador traseiro e bancos dianteiros com apoio de cabeça. Ao longo de nove anos de fabricação, vendeu mais de 930 mil unidades.
 
 
Também na área externa, os visitantes da mostra conferem o Karmann-Ghia TC. Lançado em maio de 1962, o Karmann-Ghia era um cupê de 2+2 lugares e interior requintado. Trazia o motor de 1.200 cm³ e 30 cv – utilizado até 1967, quando chegou o 1.500 de 44 cv. Em janeiro de 1968, ganhou versão conversível – a capota era de lona e a operação de fechar ou abri-la era feita em 3 minutos, aproximadamente. O motor de 1.600 cm³ e 60 cv veio na linha 1970. Vieram também freios a disco na dianteira e modificações na suspensão traseira, para melhorar sua estabilidade. Em 1971, foi lançado o Karmann-Ghia TC, com a potência do motor elevada para 65 cv brutos. Nessa configuração o Karmann-Ghia foi mantido até o fim de sua produção, em 1975.

Pioneirismo e Inovação Tecnológica
 
A Volkswagen do Brasil completou 60 anos no dia 23 de março de 2013, sendo a maior fabricante e exportadora de veículos do País, com três fábricas no Estado de São Paulo e uma no Paraná. Desde 1953, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no Brasil, sendo mais de 3 milhões de unidades exportadas para 147 países. A Volkswagen ultrapassou também a marca de 8 milhões de motores produzidos na fábrica de São Carlos (SP), inaugurada em 1996.
 
 
Os 50 anos de liderança em vendas da Volkswagen no mercado nacional, por meio de dois modelos, também revelam a força da marca no Brasil. Em 2012, o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas vendas no País. O Fusca, por sua vez, esteve 24 anos na liderança.
 
 
Em 2012, a Volkswagen teve o melhor ano da sua história no Brasil, com recordes históricos de vendas (768.395 unidades) e produção (852.086 unidades). Com um portfólio de 23 modelos, a marca oferece a maior e mais completa linha de produtos do mercado brasileiro, além de uma rede de mais de 630 concessionárias. A empresa investirá R$ 9,2 bilhões no Brasil, entre 2012 e 2016, em novos produtos e na ampliação da capacidade produtiva; esse valor inclui o recente anúncio da produção do Novo Golf na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

Museu ZeitHaus, em Autostadt

O museu ZeitHaus (em alemão, “Casa do Tempo”) abriga veículos que marcaram a história do automóvel e é uma das atrações da Autostadt - a Cidade do Automóvel do Grupo Volkswagen. Uma das maiores atrações no mundo para quem gosta de carros, a Autostadt é um destino turístico popular da Alemanha, localizado ao lado da fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg. Criada para mostrar ao público das mais diversas idades todas as fases da produção de um automóvel e as operações do Grupo Volkswagen, a Autostadt foi inaugurada em junho de 2000 e, desde então, está em contínua expansão e desenvolvimento. A Autostadt conta hoje com oito pavilhões dedicados a marcas do Grupo Volkswagen. Audi, Porsche, Lamborghini, Seat e Skoda têm prédios próprios e a marca de luxo Bugatti está na Premium Clubhouse. A Volkswagen conta com dois pavilhões, um dedicado aos automóveis e utilitários esportivos e outro aos veículos comerciais da marca.

Uma parcela considerável dos quase 2 milhões de visitantes que comparecem anualmente à Autostadt, além de conhecer suas atrações, tem um propósito muito pessoal: retirar os carros que compraram, recém-saídos das linhas de montagem da fábrica de Wolfsburg. Duas torres circulares envidraçadas, com 48 metros de altura, servem de estacionamento vertical para os veículos 0km a serem entregues.


 
Entre as inúmeras atrações da Autostadt está o KonzernWelt, onde os valores do Grupo Volkswagen – segurança, responsabilidade social, atenção com o meio ambiente e qualidade – são vivenciados por meio de exposições e atividades interativas. A Autostadt está localizada na Autostadt GmbH, Stadtbrücke, 38440, Wolfsburg, Alemanha. Informações detalhadas (em inglês ou alemão) podem ser obtidas no site http://www.autostadt.de/en/visitor-information.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

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