terça-feira, 5 de novembro de 2013

>>> TRÊS PORTAS


Fiat Strada 2014: novo design, terceira porta e mais volume para carga

A picape mais vendida do Brasil chega à linha 2014 recebendo mudanças significativas e inovadoras. Sua concepção demandou planejamento, pesquisas, análise, e envolvimento de diversas áreas da empresa. E o resultado final da nova picape Strada é motivo de orgulho para a Fiat.
 
 
A grande novidade do novo Fiat Strada 2014 é, sem dúvida, a presença da terceira porta, registrando mais uma solução pioneira da marca. Disponível para as versões Cabine Dupla, ela está posicionada do lado direito e dobra o espaço de acesso para banco traseiro do carro. Trata-se de um item que veio para revolucionar os conceitos de conforto e comodidade para o usuário desse segmento. É a Fiat criando tendências novamente.
 
 
Mas as mudanças foram bem mais amplas. O novo visual externo resultou em linhas mais elegantes e harmônicas, mas ao mesmo tempo, marcantes e robustas. O Fiat Strada 2014 ganhou uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras, colocadas em uma posição mais elevada e invadindo a lateral, passam modernidade ao modelo, além de contribuir com o size-impression da nova picape Strada.
 
 
A versão Working também recebeu um novo para-choque dianteiro, muito mais condizente com sua proposta de robustez e praticidade. Além das reformulações visuais citadas, uma série de detalhes inéditos, externos e internos, também foi adicionada à linha Strada 2014: abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro; novo volante para Trekking e Adventure são alguns deles.
 
 
A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.

Terceira Porta: a Única no Mundo

Entre as várias inovações introduzidas pela Fiat, a que mais chama a atenção na linha 2014 é a terceira porta ― do lado direito ― para a versão Cabine Dupla. Essa foi uma solução técnica amplamente estudada pela engenharia, e os maiores argumentos para a sua adoção foi a garantia de maior conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro. A Strada é a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro, o que reforça a sua vanguarda no segmento.
 
 
A opção pela terceira porta não foi somente uma questão estética, já que foram estudados todos os aspectos construtivos do carro, dos clientes, e da sua usabilidade. No processo de desenvolvimento da picape ficou claro que a solução técnica mais adequada para o veículo seria a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.
 
 
Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.
 
 
Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração. Estamos falando de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro. Essa solução também aumenta a segurança do passageiro, já que o embarque e desembarque desses ocupantes são feitos exclusivamente pelo lado da calçada.

* Press Release/Fiat S.A.

Nenhum comentário: