quarta-feira, 22 de março de 2017

>>> E-BERLINGO


Citroën E-Berlingo Multispace:
Atividades variadas em modo ecológico

O Citroën Berlingo acaba de ganhar, na Europa, uma vertente mais prática com funcionamento elétrico, o E-Berlingo Multispace. Aliando o lado prático com o lado ecológico, tão essencial aos tempos modernos, conta com uma autonomia certificada de 170 quilômetros.


Altamente modular, tal como o modelo que lhe serve de base, de resto, o novo E-Berlingo Multispace demarca-se agora por contar com um motor elétrico em adição aos blocos a gasolina Puretech e a gasóleo BlueHDi. Conserva o interior espaçoso pensado para atividades de lazer ao ar livre ou escapadelas de fim de semana, mas agora com maior silêncio.


Este Berlingo conta com duas baterias de lítio montadas no sub-chassis atrás do eixo traseiro, para não prejudicar a volumetria do bagageiro e o espaço interior, conservando então os cinco lugares e a mala plana (675 litros com cinco lugares operacionais ou 3.000 litros com os lugares na segunda fila retirados). No habitáculo há 78 litros de espaços de arrumação em pequenos compartimentos.


A grande novidade é mesmo a motorização elétrica, que pode ser ainda mais apelativa consoante os benefícios fiscais que cada país oferece. O motor deste E-Berlingo Multispace é o mesmo do utilizado no Berlingo VCL apresentado em 2013, ou seja um modelo com 67 CV (49 kW) e 200 Nm de binário, cujas baterias de lítio (22.5 kWh) estão situadas no sub-chassis traseiro. O carregamento pode ser efetuado em tomadas domésticas, além de possibilidade de carga rápida em que 50 por cento da carga pode ser reposta em 15 minutos e 80 por cento em meia hora.


A bateria vem com uma garantia de oito anos ou 100 mil quilômetros, enquanto o sistema de propulsão tem uma garantia de cinco anos ou 50 mil quilômetros, com revisões a cada dois anos ou 40 mil quilômetros após o primeiro ano.

* Redação/Revista Carros e Motores.

Nenhum comentário: