Mais uma reportagem antiga publicada na Quatro Rodas, desta vez, comentando sobre a nova Kombi que estava por vir...
A nova Kombi brasileira, a ser lançada ainda no primeiro semestre de 1975, teve as linhas da frente redesenhadas para se parecer com o modelo alemão, a Clipper. As demais características são as do modelo até agora feito no Brasil. A frente será dominada pelo pára-brisa panorâmico (sem a interrupção no centro que caracteriza o modelo atual). O novo pára-brisa é um pouco mais inclinado do que na Kombi atual e seus contornos avançam alguns centímetros nas laterais. Os modelos da Kombi, poderão ser dois - as versões standard e luxo. Na Kombi Luxo, as luzes de direção, na frente terão formato retangular, com cantos arredondados (como na Clipper), colocados logo abaixo da linha inferior do pára-brisa, nos extremos da entrada de ar. No modelo standard as mesmas lanternas serão quadradas e também estarão nos extremos da entrada de ar, esta igual à do modelo luxo. Os fárois, redondos em ambos os modelos, imitarão os da Clipper. Um grande emblema em relevo na lataria (sem cromados) se localizará na frente do carro. Nos dois modelos os pára-choques são pintados de branco.
As colunas traseiras serão diferentes nas duas versões. Na Kombi Luxo, a curva entre as laterais e a traseira será de chapa, com as entradas de ar nesse nível. Na standard, o contorno da altura das janelas será com vidros curvos, como nos modelos fabricados atualmente, permanecendo a entrada de ar para o motor nas laterais, um pouco acima das rodas traseiras, com cortes horizontais na lataria, como hoje em dia. Nas duas Kombi, as lanternas redesenhadas formarão um retângulo de cantos arredondados de cada lado, colocado verticalmente, com a luz de ré na parte inferior. A área envidraçada em ambas as versões será tão ampla quanto na Clipper alemã. Além do pára-brisa panorâmico, ambas as versões terão quatro janelas de cada lado e uma retangular na frente. As novas Kombi, continuarão com o sistema atual de portas. Serão, portanto, diferentes do modelo alemão, cujas portas laterias correm no sentido do comprimento do carro. Os bancos dianteiros e traseiros e o espaço para bagagem e a estrutura terão a mesma disposições e as mesmas medidas da Kombi modelo 1974. O motor será o de 1500 cc, usado no Kombi atual (1974). Mas a Volkswagen poderá também equipá-la com o motor de 1600 cc. A VW vendeu 40748 Kombis, em 1973. E até agosto deste ano, (1974), 28963.
Ficha Técnica:
Motor - De quatro cilindros opostos dois a dois, quatro tempos, traseiro, diâmetro e curso do cilindro de 83 x 69 mm; 1493 cc, taxa de compressão de 6,6:1; potência máxima de 52HP SAE a 4600 rpm; torque máximo de 10,3 mkg SAE a 2600 rpm; sistema de alimentação com um carburador de aspiração descendente; gasolina indicada: Comum.
Transmissão - Embreagem monodisco a seco; câmbio de quatro marchas sincronizadas e ré; relações: 1º) 3,80:1; 2º) 2,06:1; 3º) 1,32:1; 4º) 0,89:1; ré) 3,88:1; relação do diferencial: 3,99:1; tração traseira.
Carroceria de Chassi - Carroceria em aço, quatro portas, nove lugares, de estrutura monobloco.
Suspensão - Dianteira do tipo independente com dois feixes de barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos; traseira do tipo independente, semi - eixos oscilantes com barras de torção.
Freios - A tambor nas quatro rodas.
Direção - Do tipo de setor e rosca sem fim.
Desempenho - Aceleração de 0 a 100 Km/h wm 24,8 seg; consumo a 80 Km/h (constante) de 12,4 Km/litro; velocidade máxima: 122,137 Km/h.
Dimensões - Comprimento total: 430 cm; largura: 175 cm; altura: 192,5 cm; distância entre - eixos: 240 cm; bitola dianteira: 137,5 cm; traseira: 136 cm; altura livre do solo: 20 cm; peso em ordem de marcha: kombi standard, 1110 Kg (incluindo motorista) mais 960 Kg de carga (1000 se forma retirados os dois bancos traseiros); Kombi standard de 6 portas, 1130 Kg mais 940 Kg de carga; a Kombi de luxo, de seis portas, 1200 Kg, mais 870 de carga.
Fonte: Revista Quatro Rodas - Nº 173 - Dezembro 1974
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