sexta-feira, 17 de novembro de 2017

>>> CLONE CHINÊS


Changan X70A: o clone
chinês do Land Rover Discovery
Na escola da indústria automotiva, os designers da Land Rover são aqueles alunos que não conseguem evitar que copiem suas respostas. Depois do famoso clone do Evoque, a fabricante inglesa terá que lidar com o Changan X70A, uma cópia do Discovery 4.


A frente curta muda completamente as proporções na comparação com o carro original, mas a inspiração é clara. Inclinação do para-brisa, vinco na linha de cintura, teto elevado na parte traseira e o prolongamento do vidro lateral em direção ao teto são elementos clássicos do Discovery que foram reproduzidos neste Changan.


Pelo menos o chinês não reproduziu o vidro traseiro assimétrico do Land Rover. Mas as lanternas verticais enormes entregam a fonte de inspiração.


As dimensões também são bem menores. O X70A tem 4,62 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, enquanto o Discovery tem 4,83 m de comprimento e 2,89 m de entre-eixos. O chinês só supera o inglês no tamanho da tela da central multimídia. 


O Changan X70A também passa longe de ser um veículo off-road. Seu motor 1.5 a gasolina de modestos 107 cv usa o câmbio manual de cinco marchas para tracionar as rodas traseiras. Esqueça a tração 4×4, a caixa reduzida e a suspensão pneumática.


Não dá para fazer milagres, também. O clone da Changan começa a ser vendido na China no início de 2018 por 80 mil yuan, algo como R$ 40 mil sem impostos.

* Henrique Rodriguez/Quatro Rodas.

Nenhum comentário: