sexta-feira, 2 de outubro de 2009

>>> DUAS GERAÇÕES

Em setembro passado, o portal iCarros publicou um comparativo com as duas minivans mais vendidas atualmente: a veterana Zafira X a novata Grand Livina. Quem levou a melhor? Basta ler a matéria reproduzida logo abaixo...
Praticidade diferencia Zafira e Grand Livina

Para carregar a família inteira no carro, basta fazer as contas: motorista, cônjuge, dois ou três filhos e os avós. Pronto, só aí já são ao menos seis pessoas e lá se foi a capacidade do seu carro, geralmente de cinco lugares. Para levar mais que isso, pode-se recorrer às minivans de sete ocupantes. No mercado nacional, na faixa dos R$ 50 mil, há a Fiat Doblò, a veterana Chevrolet Zafira e a novata Nissan Grand Livina. Neste comparativo, confrontamos as duas últimas por serem as únicas a oferecerem a terceira fileira de bancos de série. No modelo da Fiat, o equipamento é opcional.

Quem é Quem

Primeiramente, os mais velhos: a Chevrolet Zafira foi lançada no Brasil em 2001 e não sofreu grandes alterações desde então. O preço inicial do carro é R$ 58.601 e vem equipado com um propulsor 2.0 flex, de 140 cv com álcool e 133 cv com gasolina, e câmbio manual de cinco velocidades. Itens de série incluem ar-condicionado digital, trio elétrico, direção hidráulica e alarme com acionamento remoto. A Zafira Elite, topo da gama, sai por R$ 73.050. Como a das fotos, com teto solar, bancos em couro e câmbio automático de quatro velocidades, paga-se R$ 80.084. O carro mede 1,6 metro de altura, 2 metros de largura e 4,3 metros de comprimento.


A Grand Livina foi apresentada em junho deste ano e custa R$ 54.590 na versão de entrada. O carro possui um motor 1.8 16v flex de 126 cv com álcool e 125 cv com gasolina e vem de série com um câmbio manual de seis velocidades. De fábrica, a Nissan entrega ar-condicionado, direção com assistência elétrica variável, trio elétrico, alarme com acionamento remoto e airbag para o motorista. Pela versão topo de linha SL, similar ao carro da matéria, ainda com câmbio manual, o valor pago é de R$ 61.090. Com caixa automática, pula para R$ 65.390. Nas medidas, o modelo tem 1,5 metro de altura, 1,7 metro de largura e 4,4 metros de comprimento

Tira e Põe

Nesse embate, testamos o que mais importa nesses carros: o espaço e a praticidade ao usá-lo, afinal, não é sempre que se carregam sete passageiros. A modularidade, ou seja, a capacidade de moldar o espaço às necessidades, e a facilidade com que o carro se ‘transforma’, contam pontos.


A Grand Livina possui a segunda e a terceira fileiras de bancos muito fáceis para a utilização. Puxa-se uma alça e libera-se o acesso para os últimos assentos; com outra alça é possível armar e desarmar os bancos do porta-malas. Aliás, a última fileira é inteiriça, o que significa apenas um trabalho para usar ou não os dois lugares extras.

Na Zafira, a operação dos bancos é mais trabalhosa. Para se acessar a última fileira, é preciso primeiro rebater o encosto da segunda fileira e depois puxar a peça inteira (que não é leve) para frente. A terceira fileira de bancos não é exatamente uma fileira, pois os bancos são individuais. Por um lado, é mais confortável para quem vai ali e oferece mais espaço no porta-malas, caso o desejo seja pelo uso de um banco só. No caso da Nissan, a fileira inteira fica em pé, mesmo com a presença de uma pessoa no compartimento.


Os bancos traseiros são pesados e, quando desarmados, ficam alojados sob a segunda fileira. Se você pensou que terá de deslocar a pesada segunda fileira para frente, está parcialmente certo, pois, para concluir a operação, ainda é preciso levantar o assento do banco antes de empurrá-lo, caso contrário, não há espaço suficiente para a terceira ‘fileira’ passar por baixo dos assentos.

No porta-malas, com a terceira fileira de bancos desarmadas, há praticamente um empate: enquanto o carro da Nissan leva 607 litros, o da Chevrolet comporta 600 litros. Porém, se for preciso fazer a operação em situações adversas, como sair do mercado com as mãos cheias, por exemplo, a Grand Livina pode habilitar o bagageiro mais rápida e facilmente que a Zafira.

Mas, se até agora tudo estava levando para uma vitória da Grand Livina, falemos antes de como ambos os carros tratam os passageiros: os dois comportam apenas crianças na fileira extra, mas a diferença está na segunda fileira. Enquanto o modelo da Nissan leva somente dois adultos com conforto, a Zafira leva três e, num segmento em que a lotação conta, ter real capacidade para levar pessoas maiores com o mesmo tratamento à frente e atrás é interessante.

Dirigindo

Apesar do porte dos carros, os dois são fáceis de dirigir e manobrar e proporcionam uma posição elevada de condução. Dado esse fator, ambos têm uma boa visibilidade, mas a Zafira fica atrás da Grand Livina em dois pontos: o espelho do motorista, de lente simples, oferece um campo de visão menor que o do modelo da Nissan. A coluna ‘A’ do carro da Chevrolet é mais larga que no Grand Livina, o que atrapalha em curvas e em manobras como virar uma esquina, por exemplo.


Grand Livina e Zafira pesam, respectivamente, 1.293 kg e 1.380 kg, mas não assustam na hora de fazer curvas. A diferença é que a calibragem do modelo da Chevrolet está mais voltada para o conforto, enquanto a da Nissan é firme. Ambos os propulsores dão conta do recado: rodando com álcool, a marca norteamericana informa uma aceleração de 0-100 km/h em 11,4 segundos; a da Nissan é 0,4 segundo melhor.


Veredicto

A vitória é da Grand Livina: mais nova, mais barata e equivalente à concorrente em termos de desempenho, apesar do motor menor, com o diferencial de ser bem mais prática. O modelo, no entanto, fica devendo um pouco apenas em espaço interno. É ideal para famílias com crianças, principalmente para as que dão carona para os ‘amiguinhos’ dos filhos. A Zafira, apesar da idade do projeto, ainda é uma opção, principalmente para quem precisa levar adultos.

* Texto e Fotos: Thiago Moreno/iCarros.

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