sexta-feira, 23 de outubro de 2009

>>> Q7 NO BRASIL

Novo Audi Q7 2010 chega ao Brasil a partir de R$ 278 mil.

A gama 2010 do utilitário esportivo Q7 chega às concessionárias da Audi no Brasil neste mês de outubro com algumas novidades. Retoques estéticos e novas tecnologias estão entre os destaques. De acordo com a Audi Brasil, o jipão desembarca por aqui com duas versões da motorização FSI (injeção direta de combustível): 3.6 litros V6 - a partir de R$ 278 mil - e 4.2 l V8 - desde R$ 378 mil. Ambas vem com tração permanente quattro, distribuição dinâmica de torque e diferencial central. O 3.6 l V6 atinge 284 cv de potência máxima a 6.200 rpm. O torque máximo é de 36,7 kgfm, disponíveis entre 2.500 a 5.000 rpm. A velocidade máxima é de 225 km/hora. E para acelerar de 0 (zero) a 100 km/h são necessários 8,5 segundos.

Já na configuração 4.2 l V8, o Q7 tem 355 cv de potência máxima, a 3.500 rpm, e torque máximo de 44,9 kgfm, a 3.500 rpm. Com esta opção de motorização o veículo precisa de menos tempo para chegar aos 100km/h a partir da inércia: 7,4 segundos. A velocidade final também é maior nesse caso: 248 km/h. O Q7 2010 vem com o conjunto óptico com leds (diodos emissores de luz), inclusive nos faróis auxiliares de neblina e nas novas lanternas traseiras. Os faróis tem lâmpadas bi-xenônio com ajuste automático de altura e função de acendimento e apagamento automático por sensor de luminosidade.


O logotipo Q7 também está com novo design. Houve também aplicação de alumínio na parte inferior do pára-choque traseiro e da nova grade frontal, que traz filetes e contorno metálico. No interior do SUV também há insertos de alumínio no painel, laterais das portas e console central. Um dos itens de destaque do veículo é o sistema Audio Parking System Advanced, que aciona automaticamente uma câmera instalada no para-choque traseiro quando a marcha a ré é engatada. As imagens são exibidas em um monitor de 6,5 polegadas instalado no painel. Nela, um par de guias mostra onde as rodas devem passar ao realizar a manobra. E com o auxílio do modo "Estacionamento Paralelo", o motorista poderá ver tanto a distância como também a localização dos obstáculos, sem a necessidade de auxílio dos espelhos retrovisores.

Outra tecnologia voltada para o conforto é o modo "Baliza", que auxilia o estacionamento em vagas entre veículos. Para realizar a manobra é necessário que o Q7 esteja a posicionado a uma distância de, no mínimo, sete metros. Uma barra azul surgirá no painel informando o local exato para estacionar. Como opcional, o SUV ainda oferece o Adaptative Cruise Control, piloto automático cuja função é diminuir a velocidade quando o jipão se aproxima de outro veículo mais lento, e ainda recupera a velocidade quando este abre caminho ou mesmo quando ele atinge velocidade superior à pré-estabelecida pelo condutor. Os parâmetros de distância e velocidade em relação a outros veículos também podem ser ajustados.


Já a tecnologia Audi Side Assist utiliza sensores (com alcance de 50 metros) localizados no pára-choque traseiro para monitorar áreas próximas do veículo. Ao perceber a aproximação de outros carros, o dispositivo acende as luzes de pisca dos espelhos retrovisores. Caso o condutor insista na mudança, o sistema dispara um flash avisando que há risco de colisão. O acesso ao SUV pode ser feito sem tirar a chave do bolso. Para destravar a porta basta que o portador da chave se aproxime do veículo. Além disso, com apenas um toque na tela do console central é possível dar partida no veículo.

O novo Q7 também integra a versão 4.2 do Audi Music Interface, que agrega tela do sistema MMI com conexão para Apple iPod, além de outros tocadores MP3, e Bluetooth para telefonia móvel. O MMI também gerencia funções e informações do veículo como ar-condicionado, rádio, sistema de auxílio de estacionamento, relógio e temperatura externa. O equipamento de áudio é fornecido pela Bose, mas ele vem de série apenas no modelo com motor V8, sendo opcional para o modelo 3.6.


A suspensão adaptiva a ar do utilitário esportivo opera em conjunto com amortecedores controlados eletronicamente. A distância do solo pode variar em cinco níveis diferentes que vão de 165 milímetros a 240 mm. O veículo pode ser configurado em três diferentes modos: dinâmico, automático ou conforto. Eles priorizam situações diferentes de dirigibilidade. É possível também selecionar dois modos adicionais em condições fora de estrada, em que os recursos off-road são necessários.

* Redação/Carsale.

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