terça-feira, 20 de outubro de 2009

>>> MULTIVAN NO SALÃO

Salão de Frankfurt como palco de lançamento mundial da nova linha de vans Volkswagen
A Volkswagen Commercial Vehicles, divisão de veículos comerciais do grupo Volkswagen, aproveitou para apresentar a nova geração da linha de vans Multivan e California no Salão de Frankfurt 2009. A família de utilitários, que não é comercializada no Brasil, mas já vendeu milhões de unidades na Europa e em outros mercados, foi aperfeiçoada com inovações tecnológicas e ganhou o novo design mundial adotado pela Volkswagen em seus veículos.


A família Multivan e Califórnia, também conhecida por “T5”, é composta de quatro versões básicas, com aplicações comerciais e de passeio para transporte de passageiros: Transporter, Caravelle, Multivan e Califórnia. No visual, o “Novo DNA” Volkswagen pode ser percebido na parte frontal, que foi totalmente modificada; nos faróis traseiros com novo desenho e no interior redesenhado, com novidades no painel de instrumentos e no volante.

No entanto, está na motorização a maior mudança promovida na linha Multivan e Califórnia. Os veículos ganharam novos motores turbodiesel “TDI”, mais econômicos e silenciosos, resultando em menor consumo, redução nas emissões, maior economia operacional, mais conforto e segurança, segundo a montadora.


Esses novos motores, que agora têm injeção common rail e atendem as normas de emissão Euro 5, têm quatro versões de potência: 84 cv (220 nm a 1.250 rpm), 102 cv (250 nm a 1.500 rpm), 140 cv (340 nm a 1.750 rpm) e 180 cv (400 nm a 1.500 rpm). De acordo com a montadora, a nova tecnologia permitiu a redução do consumo em até 1,9 litros por 100 km, o equivalente a 52 g/km de emissão de CO2.


Outra grande novidade da linha fica por conta da nova transmissão DSG com 7 marchas (opcional), a primeira deste tipo disponibilizada num veículo comercial, segundo a montadora, que até então oferecia um câmbio automático de 6 velocidades. A nova família Multivan e Califórnia, que começa a ser vendida em outubro na Europa, também poderá ser equipada, opcionalmente, com o 4Motion, sistema de tração nas quatro rodas controlado eletronicamente.

* José Carlos Cabral/Canal Do Transporte.

Nenhum comentário: