Montadora adéqua caminhão por fidelização do cliente.Para atender a Sadia, a Volvo do Brasil e implementadores tiveram que desenvolver um projeto para ampliar a capacidade de carga dos implementos frigorificados. Tanto emprenho se dá pela resolução, de 2007, do Contran, que aumenta as possibilidades de composições rodoviárias. A solução encontrada foi chamada de: “Vanderléia frigorífica”, em que a engenharia da montadora diminuiu o entre-eixos do cavalo mecânico, de 3,5 ou 3,7 metros para três metros.
“Com um entre-eixos menor, conseguimos a correta distribuição de cargas do caminhão conectado ao baú frigorificado de 15,5 metros, dentro dos atuais limites legais, o que permitiu aumentar o número de pallets que podem ser transportados”, revelou Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.
O novo implemento é mais leve do que os modelos convencionais, o chassi ficou mais curto e sua transmissão também passou por adaptação. Dessa maneira, o novo implemento possui capacidade para transportar até 30 pallets, ou 33,5 toneladas, cinco a mais do que a convencional.
“Com esta nova composição, resolvemos o problema de veículos que poderiam ultrapassar o peso permitido pela legislação. Também diminuímos o número de composições rodando, aumentando a capacidade individual de transporte”, conta Luciano Farago, engenheiro do Centro de Inovação e Excelência Logística da Sadia.
“A solução Volvo possibilitou otimizar parte da frota da Sadia para atender a mesma demanda de transporte da empresa”, fala Gasperin. Com a mudança estrutural, a montadora precisou adequar os novos tanques de combustível, que possuem as mesmas características de armazenamento dos caminhões convencionais. Os transportadores Sadia já compraram 28 caminhões Volvo FH 6x2 nessas configurações, podendo chegar a 81 unidades da Vanderléia Frigorífica.
* Redação/Revista Transpoonline.
Nenhum comentário:
Postar um comentário