Montadora sueca apresenta o seu novo ônibus rodoviário e o câmbio totalmente automatizado na feira Busworld 2009.Durante a Busworld 2009, maior feira de ônibus do mundo que acontece na cidade belga de Kortrijk, a Scania esteve presente com o modelo Touring HD, desenvolvido em colaboração com marca chinesa Higer, de Shangai. O novo ônibus apresenta um design moderno, caracterizado pela aerodinâmica em seus traços e com detalhes que promovem a identidade Scania em produtos para o mercado rodoviário. De acordo com a montadora, em sua lateral, as caixas de rodas receberam linhas inovadoras que acentuam a sensação de velocidade. “A qualidade da construção, de acabamento e a confiabilidade e durabilidade durante os testes foram superiores à nossa expectativa. E novo ônibus ainda combina eficácia na operação, com baixo consumo de combustível, além de redução dos custos operacionais”, explicou Melker Jernberg, vice-presidente executivo da Scania Buse and Coaches.
Com 12m de comprimento, o Scania Touring HD transporta até 49 passageiros e o salão pode ser configurado com altos níveis de sofisticação, como por exemplo as poltronas em couro, a instalação de uma mini cozinha e o uso de materiais de acabamento com diversas cores capazes de proporcionar um ambiente harmônico e com muito conforto.
Os vidros laterais e da traseira são compostos por dupla película e o posto do motorista foi projetado com o mais moderno conceito em ergonomia, onde todos os instrumentos estão localizados de modo a proporcionar fácil alcance e a ampla visão externa permite maior segurança na condução. O veículo ainda conta com o motor de 13 litros e 400 cv de potência, Euro 5 – EGR.
Outra boa nova da Scania foi a lançamento de uma nova versão de seu câmbio automatizado Opticruise, um dos primeiros sistemas de trocas de marchas nessa configuração no mercado de ônibus. Com 12 velocidades, a caixa é um desenvolvimento próprio da marca sueca e oferece ao condutor e aos passageiros muito conforto e comodidade e ainda economia operacional ao transportador, pois promove redução do consumo de combustível e no desgaste e manutenção de determinadas peças, como nos componentes de freio e da própria transmissão.
A Scania também informa que a troca automatizada incorpora um sistema de controle eletro-hidráulico de alta precisão que ainda é precursor no mercado de ônibus de longas distâncias. O Opticruise ainda possui o freio retarder, que realiza a frenagem de modo suave e uniforme. Todos os comandos ficam centralizados na alavanca localizada na coluna de direção.
* Antonio Ferro/Revista AutoBus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário