segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

>>> MOVIDO A HIDROGÊNIO

Ônibus não poluente será oferecido a Porto Alegre

O transporte coletivo de Porto Alegre vai ganhar uma alternativa não poluente: um ônibus movido a hidrogênio. Conforme informações do jornal Zero Hora, o projeto do veículo será apresentado a autoridades da Capital pelo executivo caxiense Agenor Boff, representante da Tuttotrasporti, empresa que há mais de 15 anos fabrica chassis de ônibus.


 Em 2006, a Tuttotrasporti desenvolveu um chassi especial que, segundo ela, seria o primeiro veículo a hidrogênio da América Latina. Um protótipo de veículo foi produzido e fornecido à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. O projeto foi aprovado após quase seis anos e a empresa já firmou contrato para fazer mais três ônibus. A Tuttotrasporti também acaba de vencer uma licitação para fornecimento de 30 veículos movidos a hidrogênio para a prefeitura de São Paulo.


Segundo Boff, o preço do combustível também é vantajoso. O empresário estima que, quando construir 700 unidades, o custo de produção já vai equivaler ao dos veículos a diesel. Além disso, considera que a meta será fácil de ser alcançada, já que o Brasil produz cerca de 30 mil ônibus por ano.

Como Funciona
Os veículos a hidrogênio possuem um motor elétrico e não a combustão, como os convencionais. Por eletrólise, as moléculas de hidrogênio são isoladas e transformadas em gás, que é introduzido numa célula de combustível dentro do ônibus e gera energia elétrica – a que move o veículo.


O veículo movido a hidrogênio gasta o mesmo que gastaria em gasolina – e custa mais que o óleo diesel. Quando uma frota inteira usar esse combustível, Boff garante que sairá muito mais barato do que óleo, já que a matéria-prima pode ser água. O hidrogênio pode ser obtido a partir de gás natural (da Bolívia), etanol (álcool) e água.


* Redação/Revista Pense Carros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse modelo não operou em Porto Alegre, ele operou em São Paulo na METRA.