quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

>>> PASSAT ALLTRACK

Passat Alltrack: Muito estilo e capacidade para encarar situações difíceis

Um meio termo entre uma station wagon e um SUV. Assim é o novo Passat Alltrack, que a Volkswagen acaba de apresentar na Europa, aproveitando as últimas neves do final do inverno. Baseado na perua Passat Estate, o novo modelo tem estilo mais rústico, evidenciando suas qualidades através de um para-choques dianteiro diferenciado e molduras de rodas pronunciadas. Mas o lado funcional não foi negligenciado: o Alltrack tem ângulos de ataque e saída mais acentuados, maior distância em relação ao solo e protetores sob a dianteira e traseira.



O Passat Alltrack é oferecido em duas versões, com tração dianteira ou integral (4MOTION). As duas possibilitam rebocar até 2.200 kg (dependendo do motor escolhido). O carro pode vir com quatro diferentes motores, dois a gasolina e dois a diesel. OS dois primeiros têm 160 cv e 210 cv, enquanto os diesels proporcionam 140 e 170 cv. Os modelos a diesel possuem tecnologia BlueMotion, com sistema stop/start, que corta o motor quando o carro está parado no trânsito e recuperação de energia nas frenagens e desacelerações para recarregar a bateria. As versões mais potentes a diesel e gasolina têm tração integral permanente, com bloqueio transversal do diferencial eletrônico e transmissão DSG, com dupla embreagem.


Para proteger a mecânica em terrenos acidentados, a VW adotou um sólido escudo metálico, que cobre não apenas o motor, mas também o câmbio, a parte dianteira do sistema de escapamento e várias mangueiras. O Passat Alltrack é o único carro de passageiros da VW com um programa de direção off road, semelhante aos usados nos SUVs Tiguan e Touareg. Basta apertar um botão e os sistemas dinâmicos e de assistência do carro são adaptados para o uso fora de estrada. Isso inclui o ABS, que dispõe de uma função para uso na terra como a da picape Amarok. Outros sistemas de assistência à disposição para essas situações são o Hill Descent Assist, mudança da sensibilidade do pedal do acelerador e mudança nos pontos de troca das marchas.

* Jorge Meditsch/Revista AutoEstrada.

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