domingo, 13 de abril de 2014

>>> DIA DO JIPEIRO


No dia 4 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Jipeiro


Instituído há mais de dez anos através de uma votação dos leitores do site Universo 4x4, o Dia Nacional do Jipeiro (4/4 ou 4x4 para os entusiastas...) rendeu muitas homenagens Brasil afora. O jornalista Thiago Moreno, do portal iCarros, aproveitou o momento e publicou um breve e interessante histórico com alguns modelos que foram relevantes durante os mais de 70 anos de história do jipe mais querido do mundo...
 
Willys MA 1941
 
O primeiro protótipo da Willys foi apresentado ao governo dos EUA, ainda em 1941, foi batizado de MA. Era um pouco diferente do modelo que ficou conhecido nos filmes, mas já tinha características fundamentais do jipe. Entre elas a tração nas quatro rodas, o entreeixos de apenas 2 m e 1.040 kg de peso.
 
Willys MB 1943
 
Figurinha carimbada de qualquer filme sobre a Segunda Guerra Mundial, o Willys MB foi o modelo que os soldados usaram da Europa no conflito contra o Nazismo. Foi nessa época que ganhou o nome Jeep que o fez famoso. Enquanto existem diversas teorias sobre a origem do nome, a mais difundida é a de que a alcunha é derivada de General Purpose em inglês, ou multi proposta em português. De tão carismático, os soldados acabaram apelidando até o motor do jipe, um 2.2 a gasolina de quatro cilindros. Conhecido como Go Devil, ou Capetinha em tradução livre, o motor gerava apenas 61 cv, mas andava bem graças ao baixo peso. Mais de 500 mil unidades foram fabricadas, sendo que a produção foi dividida entre a própria Willys e a Ford, que ajudou a acelerar as entregas para o exército durante o esforço de guerra.
 
Willys CJ2A 1945
 
A Guerra pode ter acabado em 1945, mas a versatilidade do jipe não. O primeiro Willys voltado ao uso civil chegava naquele ano com o mesmo conjunto mecânico do MB, mas com a adição de lanternas traseiras e faróis convencionais. Foi nele que surgiu uma das maiores característica dos Jeep, a grade frontal com sete aberturas.
 
Willys CJ3A 1949
 
Em 1949, a Willys apresentava o CJ-3A. Entre as principais mudanças estavam a adoção de feixes de molas mais robustos para aguentar uma série de implementos agrários que podiam transformar o jipe em praticamente um trator rural. O CJ3B surgiu em 1953, ano em que a Willys foi vendida para a Kaiser Motors Corporation.
 
Willys CJ5 1954
 
O CJ5 foi o primeiro modelo projetado pela Kaiser Motors e apareceu pela primeira vez em 1954 como substituto do CJ3B. Porém, o antecessor continuou em produção em diversos países sob licença. Além dos para-lamas, grades e faróis, pouco mudou no exterior, mas o modelo foi equipado com diversas opções de motores, desde quatro cilindros a gasolina até V6 e propulsores movidos a diesel. Em 1957, o CJ5 passava a ser montado no Brasil. Por aqui, poucas mudanças em relação ao visual do jipe norteamericano além das caixas de roda traseiras, quadradas no nacional e arredondadas nos EUA. Mas a Kaiser não conseguiu sobreviver e, em 1967, a Ford brasileira comprou a Willys Overland do Brasil. Em 1970 a Kaiser dos EUA também se despedia e coube à American Motors Corporation, AMC, continuar a produção do CJ-5. O modelo brasileiro chegou a utilizar o motor 2.3 do Maverick, também adaptado para rodar com etanol. A produção do CJ-5 perdurou até 1983.
 
Willys CJ6
 
O CJ6 foi produzido entre 1955 e 1975 e era uma opção mais espaçosa para quem queria um jipe. A maior diferença estava no entreeixos de 2,5 m, contra os 2 m do CJ5. No Brasil, a Willys ofereceu um modelo muito parecido, que ficou conhecido como Bernardão, mas era baseado no chassis da perua Rural, não no CJ6.
 
AMC JEEP CJ7 1976
 
Já nas mãos da AMC, o CJ7 surgia em 1976 e foi o primeiro a estrear o nome Jeep como marca oficial, não apelido. Também foi o último modelo produzido com o nome CJ. O jipe tinha entreeixos de 2,3 m e podia ser equipado com motores de quatro cilindros em linha, a gasolina ou a diesel, seis em linha ou até mesmo um V8. A transmissão poderia ser manual de três, quatro ou cinco velocidades, ou automática de três velocidades.
 
AMC Jeep Wrangler 1985
 
O primeiro jipe da dinastia Wrangler surgiu em 1985, quando a AMC optou por criar um novo Jeep que atraísse também um público urbano. O primogênito YJ tinha faróis retangulares bem ao gosto dos anos 1980, além bitolas mais largas e uma altura em relação ao solo relativamente menor para melhorar o conforto a bordo. Muitos puristas na época torceram o nariz para o YJ quando, em 1987, a operação Jeep era adquirida pela Chrysler que, em 1997 apresentou o TJ, produzido até 2006, retornando ao padrão clássico de faróis redondos.
 
Jeep Wrangler JK 2007
 
Já como marca, o Jeep Wrangler chegou à geração atual em 2007, nomeada JK. É também a maior versão do jipe, com 2,4 m de entreeixos e nada menos que 1.706 kg de peso. O modelo é oferecido no Brasil e custa R$ 154.900. O Wrangler por aqui é equipado com motor 3.6 V6 a gasolina de 284 cv acoplado a uma transmissão automática de quatro velocidades. Apesar de ter crescido e perdido as vocações militar e rural, o Jeep continua fazendo a festa dos praticantes do fora-de-estrada.
 
Jeep Wrangler Unlimited
 
Simplesmente o maior dos Jeep até agora. O Wrangler Unlimited é uma configuração maior para quem busca mais espaço no jipe. Tem o mesmo conjunto mecânico do Wrangler convencional e custa R$ 161.900.

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