segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

>>> DS 3 CROSSBACK


DS3 Crossback: De hatch esportivo derivado do Citroën C3 para um SUV compacto de luxo totalmente independente

Agora totalmente emancipada da Citroën, a fabricante francesa de luxo DS Automobiles começa a vender a nova geração do DS 3 na Europa. Diferentemente do modelo que circula nas ruas brasileiras, o novo DS 3 agora é um SUV e adotou o sobrenome Crossback. Pouco ainda se sabe sobre a continuidade ou não do hatch esportivo no mercado. No caso do novo SUV, os preços começam em R$ 103.986 (£21.550) e vão até R$ 163.763 (£33.950) na Europa. Ausente do Brasil, a DS pode voltar ao nosso mercado com esse SUV compacto, mas nada está confirmado até o momento. 


Utilizando a mesma plataforma CMP que dará vida ao próximo Opel Corsa e ao Peugeot 208 de segunda geração, o DS 3 Crossback será vendido em quatro versões (mais uma série especial) contendo quatro opções diferentes de motor e duas variações de transmissão. Com gasolina, a DS oferece os motores da família Puretech 1.2: as variantes de entrada usam a versão aspirada com 100 cv, enquanto os modelos mais caros vêm com versão turbo de 130 cv ou 155 cv. Com diesel, há somente o BlueHDi 1.6 de 100 cv.


Como ainda há forte demanda na Europa por transmissão manual, o câmbio com pedal de embreagem é fornecido para os motores PureTech 100 e BlueHDi 100, jás as demais variantes do SUV compacto trazem o conhecido automático de seis marchas que é usado nos Peugeot e Citroën no Brasil. Até o final do ano, a DS ainda contará com a versão elétrica E-Tense com 136 cv e autonomia estimada de 300 km.

Briga com alemães

Focada puramente no mercado de luxo, a DS traz alguns interessantes itens de tecnologia e sofisticação para o seu menor SUV. Os faróis trazem iluminação full-LED matrix, controle de cruzeiro adaptativo, navegação por GPS com mapa 3D, wif-fi, sensor de chuva, central multimídia com 10 polegadas, carregamento de celular sem fio, bancos com aquecimento e massagem, entre outras regalias.

O visual é chamativo e tem suas esquisitices tipicamente francesas. A dianteira é marcada pela larga grade frontal integrada aos faróis. O conjunto luminoso, vale destacar, tem um pequeno ressalto na parte central, deixando o modelo com visual mais agressivo. Do DS 3 original, o Crossback herdou o filete de LED no para-choque e a coluna B com uma pequena barbatana. As linhas laterais são fortes e simulam o logo da marca.


Na traseira, lanternas conectadas e tampa traseira praticamente lisa ditam o estilo dos mais atuais modelos da DS. Com pegada esportiva, ele traz saídas falsas de ar no para-choque logo ao lado da tampa traseira, além de saídas de escape moldadas diretamente no para-choque. Teto com pintura contrastante, como não pode faltar nos últimos SUVs, está presente como mais uma homenagem ao DS 3 original.


Por dentro, o DS 3 Crossback abusa dos elementos quadrados em àngulo: o formato está presente nas saídas de ar centrais e nas localizadas nas portas, costura dos bancos, botões do painel e até mesmo no cluster digital. A manopla de câmbio digital é mesma dos Peugeot 3008 e 5008, enquanto o head-up display traz proporções generosas e é retrátil.

* João Brigato/iCarros.

Nenhum comentário: