terça-feira, 31 de março de 2009

>>> DAIMLER HÍBRIDO

Ônibus elétrico da Daimler, o Citaro G BlueTec Hybrid com motor a diesel e quatro elétricos, roda na Alemanha.
A Daimler (do grupo Mercedes-Benz) fez uma demonstração neste final de semana para 250 clientes de seu novo ônibus híbrido elétrico, o Citaro G BlueTec Hybrid. Com 18 metros de comprimento, o transporte articulado rodou pelas ruas da Alemanha recebendo elogios da comissão de transportes do país, especialmente pelos trechos de seu itinerário em que o ônibus roda sem emitir nenhum tipo de poluente.


O Citaro híbrido conta com um motor a diesel que funciona como gerador que manda a energia para a bateria de lítium (segundo a marca, a maior do mundo). Quatro motores elétricos utilizam esta fonte para mover o ônibus. As frenagens também mandam carga para a bateria.

A motorização do veículo reduz o consumo de diesel em 30% em relação aos modelos tradicionais. As primeiras unidades do ônibus híbrido devem começar a rodar na Europa antes do fim deste ano. A marca espera que cerca de 300 ônbius híbridos sejam vendidos na região por ano. Nos EUA, a Daimler já conta com 1.700 ônibus híbridos circulando diariamente, sob a marca Orion.

* Alberto Cataldi / Auto Esporte.

Nenhum comentário: