quinta-feira, 19 de março de 2009

>>> MARCOPOLO & SCANIA

Marcopolo e Scania irão fornecer mais de 140 ônibus para a África do Sul
A Marcopolo e a Scania fecharam mais um negócio internacional de peso. No final de janeiro, a prefeitura de Joanesburgo, na África do Sul, país que sediará a Copa do Mundo de Futebol em 2010, anunciou as duas empresas como vencedoras da licitação para o fornecimento de 143 ônibus para a fase 1A do primeiro sistema de transporte massivo daquele país (foto, divulgação).


Pelo acordo, a Scania irá fornecer dois modelos de chassis: o K310 articulado e o K270. Ambos serão encarroçados na sede da Marcopolo em Caxias do Sul (RS), sendo 41 do modelo Viale Articulado, com 18,5 metros de comprimento e capacidade para transportar até 112 passageiros; e 102 do Viale convencional (13 metros de comprimento e capacidade para até 81 ocupantes), todos com suporte técnico e pós-vendas fornecidos pela fábrica Marcopolo South Africa, na África do Sul.

Os ônibus do contrato terão motores Scania 9 litros de 270 e 310 cv com baixa emissão de poluentes, seguindo as normas ambientais Euro IV, e tecnologia EGR (recirculação do gás de exaustão), que reduz emissões durante a combustão, eliminando a necessidade de equipamento para tratamento posterior dos gases. Além disso, serão equipados com sistema GPS, para auxiliar na operação e no controle de frota, e terão elevadores para as operações de embarque e desembarque de passageiros cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

Para a licitação, a Marcopolo informa que apresentou um pacote de serviços e produtos diferenciados - desde modelo e características do ônibus até treinamento técnico para os futuros operadores dos veículos. As entregas estão programadas até junho, em data que antecede a Copa das Confederações de Futebol na África do Sul.

* Redação Canal Do Transporte.

Nenhum comentário: