sexta-feira, 18 de novembro de 2016

>>> PICAPE DA ESTRELA


Mercedes-Benz Concept X-CLASS: Primeiras
impressões sobre a nova picape da estrela

Com o Concept X-CLASS, a Mercedes-Benz Vans dá em Estocolmo uma visão concreta de sua nova picape: a Classe X. A primeira picape premium deverá combinar o melhor de dois mundos, fato que a Mercedes-Benz realça de forma impressionante ao apresentar o protótipo com duas variantes de design. Com o Concept X-CLASS Powerful Adventurer fica claro que a futura Classe X terá todos os pontos fortes de uma picape clássica – robusta, funcional, resistente e adequada para todo terreno. O Concept X-CLASS Stylish Explorer vai mais longe e mostra aquilo que, além de tudo isso, irá diferenciar a picape no segmento premium. Ela será um legítimo veículo Mercedes-Benz e isso é evidente nos mais variados aspectos, desde o design típico da marca, passando pelo conforto e a condução dinâmica, até a segurança. A Mercedes-Benz é, assim, a primeira fabricante premium a dar resposta às novas necessidades dos clientes no segmento global das picapes médias, fazendo com que o robusto modelo de uma tonelada com lugar para até cinco pessoas seja, pela primeira vez, adequado como um veículo familiar e para o estilo de vida urbano.



Com a picape a Mercedes-Benz Vans acrescenta uma quarta série ao seu portfólio. Simultaneamente, a marca com a estrela será o primeiro fabricante premium a entrar no promissor segmento das picapes médias. Até a introdução no mercado, a Daimler AG investirá na nova série um montante na ordem das centenas de milhões de euros. Ela será lançada no mercado no final de 2017 sob o nome Mercedes-Benz Classe X. Os principais mercados são Argentina, Brasil, África do Sul, Austrália e Europa. Segundo o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e diretor da Mercedes-Benz Automóveis, “com a picape Mercedes-Benz preenchemos uma das últimas lacunas no nosso portofólio. O nosso objetivo é oferecer a cada cliente um automóvel adequado para as suas necessidades. A Classe X será padrão em um segmento em expansão”.


“Nós estamos abrindo e transformando o segmento das picapes médias com o primeiro modelo premium do mundo verdadeiramente adequada ao estilo de vida urbano e moderno”, afirma Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans. “A nossa futura Classe X é uma picape versátil. Oferecer quadro do chassi tipo escada, um motor de seis cilindros, bem como uma tração integral permanente é, para nós, um dever nesse segmento. Mas o que oferecemos vai muito além disso no que diz respeito à segurança, conforto, agilidade e design expressivo, ou seja, tudo o que caracteriza os veículos que levam a estrela. Deste modo, nós atraímos novos clientes que, até agora, nunca tinham pensado em uma picape”.

Segmento Em Transformação

O mercado das picapes médias está em transformação no mundo inteiro. Os consumidores já não desejam veículos exclusivamente de trabalho. As picapes são cada vez mais apreciadas como veículo versátil a ser simultaneamente usado na vida pessoal e profissional, ou simplesmente para uso particular. A porcentagem de picapes utilizadas no cotidiano tem crescido constantemente nos últimos anos. Do mesmo modo, também a cabine dupla tem sido o modelo de carroceria dominante, pois oferece lugar para até cinco pessoas. Os clientes, assim como empresas, procuram cada vez mais veículos com características típicas dos automóveis de passeio com acabamento mais confortável. O mesmo tipo de desenvolvimento também ocorreu há cerca de 20 anos no segmento dos veículos off-road. Na época, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante premium a lançar no mercado um SUV com o Classe M, redefinindo totalmente seu segmento.


“As picapes Concept X-CLASS incorporam, com a máxima expressividade, a linguagem de design típica da marca nos SUVs e representam a relação de opostos que caracteriza nossa filosofia de design: elas são ‘hot and cool’”, comenta Gorden Wagener, diretor do departamento de design da Daimler AG. “A versão powerful adventurer traduz um espírito de aventura e modernidade com seu design progressista, ao passo que a versão stylish explorer irradia emoção, o que evidencia sua beleza”.

Concept X-CLASS Stylish Explorer

A forma como a picape Mercedes-Benz pretende ser referência de grande requinte no seu segmento e na vida urbana é evidenciada, de modo impressionante, pela elegante pintura branca metalizada do Concept X-CLASS Stylish Explorer. O contraste entre a emoção nas linhas das superfícies (“hot”) e os detalhes inteligentes, inovadores e de grande exatidão técnica (“cool”) revela uma reinterpretação da filosofia de design da Mercedes-Benz. O design atlético confere à picape uma imagem expressiva e dinâmica. A frente marcante apresenta uma evolução do aspecto SUV típico da marca, com powerdome mais maciço sobre o capô do motor e faróis embutidos nos para-lamas. A clássica saia dianteira de SUV e as caixas das rodas sobressaídas adicionam o efeito de largura e permitem que a picape seja ainda mais estável na estrada. Simultaneamente, a frente dá destaque à grade do radiador com lamela única e a estrela no centro, que caracteriza os elegantes coupés Mercedes-Benz.


Os para-lamas salientes à frente e atrás criam espaço para um ângulo amplo das rodas que, combinadas com pneus maiores, são ideais para utilização off-road. As grandes rodas de liga leve com 22 polegadas que contrastam em seu acabamento antracite cromado, permitem que o Concept X-CLASS Stylish Explorer tenha altura elevada em relação ao solo. Os estribos estão integrados na carroceria e destacam a modelagem atlética do corpo. A pintura exterior especialmente desenvolvida para este protótipo, dependendo da incidência de luz, confere à picape urbana um aspecto que torna sua silhueta ainda mais emocionante.


A combinação entre o balanço dianteiro mais curto, o balanço traseiro alongado e as duas linhas longitudinais no flanco lateral contribui para uma condução ainda mais dinâmica. A traseira de ambos os protótipos apresenta o painel cromado típico dos SUVs na borda inferior e outra característica marcante: um contorno sob a forma de barra luminosa em LED, com armação cromada na tampa traseira. Este detalhe chama a atenção para a singularidade da nova picape.


O interior do Concept X-CLASS Stylish Explorer constitui também uma forte afirmação de elegância e emoção caracterizada pelo intenso contraste entre o quente e o frio das tonalidades e dos materiais de alta qualidade. A combinação das cores e dos materiais aplica com perfeição a filosofia de sofisticação que a Mercedes-Benz imprime em seu design. O couro nobuck marrom nos assentos, com toque sensível, proporciona um efeito muito agradável. Esta tonalidade quente, que também se encontra no painel de instrumentos, é combinada com couro napa branco. A peça decorativa de carvalho poroso contrasta com os elementos decorativos de alumínio polido e escovado.


Além disso, os detalhes modernos são ressaltados pelos difusores redondos de ventilação, o display central isolado de alta resolução, bem como a unidade de comando central com controlador e touchpad multifuncional. Com o touchpad é possível utilizar todas as funções de telemática por meio de gestos ou a introdução de letras e caracteres, tal como em um smartphone. Desta forma, a Mercedes-Benz introduz no segmento das picapes médias a mais moderna tecnologia de comando e exibição. Ao mesmo tempo, são mantidas as características e funcionalidades típicas do segmento das picapes como, por exemplo, o freio de estacionamento no console central.

Concept X-CLASS Powerful Adventurer

Complementando o Concept X-CLASS Stylish Explorer, o segundo protótipo foca nas características clássicas de uma picape. O Concept X-CLASS Powerful Adventurer, pintado de lemonax metallic, chama a atenção para a robustez, resistência e mobilidade em todo tipo de terreno, combinando de forma sublime conforto e estilo com as virtudes básicas desta categoria de veículos.


O Concept X-CLASS Powerful Adventurer fica acima de todas as coisas com seus 1,90 metro de altura. Os pneus volumosos com 35x11.50 de dimensão,a grande distância em relação ao solo e o design atlético impõem respeito logo à primeira vista. A grade de radiador típica dos SUVs da marca possui duas lamelas, proteção lateral na frente e atrás, revestimentos nos para-lamas e cavas das rodas de carbono fosco completam o conjunto estético off-road. Um guincho elétrico de cabo na frente e um gancho metálico na traseira são outros fatores que reforçam a robustez e a força da Classe X.


Com seu design progressista, o protótipo reflete espírito aventureiro. Esta sensação continua no interior do veículo. Os elementos de carbono fosco no exterior e interior, as superfícies metálicas escovadas e as cores fortes dão essa característica ao modelo.


A pintura exterior lemonax metallic foi perfeitamente combinada com as tonalidades do interior. O conceito de cor e material reforça o visual “cool” com couro napa preto brilhante e superfícies de couro pretas estampadas no estilo de carbono. Para assegurar o apoio lateral nos assentos em todas as situações de condução e todos os tipos de terreno, as faces laterais dos bancos foram revestidas de couro preto suave, agradável ao toque e com ótima aderência.

Classe X

O Classe X, tal como é habitual na Mercedes-Benz, terá à escolha variadas combinações de equipamentos para personalização do exterior e do interior. Além disso, a marca está desenvolvendo um programa próprio de acessórios para a picape como, por exemplo, coberturas para caçamba e diversos elementos de estilização. Graças à comprovada estratégia modular, o interior apresenta inúmeros componentes conhecidos e apreciados pelos clientes do Classe C e Classe V, desde os materiais de alta qualidade processados com perfeição, passando pelo sistema de infotainment e até o conforto ergonômico dos assentos. Deste modo, a picape transmite o sentimento de “bem-vindo ao lar” característico da marca, definindo um novo nível de conforto e qualidade no segmento das picapes médias.


Além disso, no que diz respeito à conectividade, o Classe X definirá novos padrões neste segmento. Graças ao módulo de comunicação com cartão SIM específico do veículo, é possível utilizar os abrangentes serviços Mercedes me connect. Assim, o condutor pode acessar sua picape via smartphone, tablet ou PC a qualquer momento e de qualquer lugar para, por exemplo, enviar destinos de navegação para o veículo, verificar onde a picape está estacionada e os níveis do tanque de combustível. Além desses serviços remotos online opcionais, estão à disposição os serviços básicos de série como a gestão de acidentes, manutenções e panes.


As opções de motores são igualmente diversificadas. O modelo topo de linha dispõe de um motor diesel V6 conjugado com uma tração permanente nas quatro rodas 4MATIC. O motor com torque particularmente elevado assegura uma condução muito dinâmica na estrada e fora dela. O sistema de tração total combina um sistema de tração eletrônico, uma caixa de transferência com redução fora de estrada e dois bloqueios de diferencial. O sistema de tração e os bloqueios de diferencial ativados eletricamente levam a força motriz para onde a tração é melhor. Sob condições off-road extremas, o diferencial das rodas traseiras e o diferencial longitudinal podem ser bloqueados. Deste modo é possível transpor obstáculos difíceis e subidas íngremes com segurança.


O potente sistema de propulsão e o robusto quadro do chassi tipo escada permitem uma carga útil superior a 1,1 tonelada e uma força de tração de até 3,5 toneladas. Esta força é suficiente para transportar, por exemplo, cerca de quatro metros cúbicos de lenha na caçamba e um veleiro a reboque. Simultaneamente, o trem de rodagem de fabricação própria com eixos largos, um eixo traseiro de cinco braços com molas helicoidais e uma configuração de molas e amortecedores ajustada com exatidão asseguram o elevado conforto de condução on e off-road. A picape com a estrela se destaca por sua direção precisa, uma sensação de conforto na condução e um comportamento ágil nas curvas. As irregularidades do piso são asseguradamente absorvidas. Além disso, o modelo é perfeito para o espaço urbano.


Tal como qualquer Mercedes-Benz, a picape se distinguirá pela segurança que oferece. Sistemas modernos de assistência ao motorista com base em câmaras e sensores de ultrassom e radar apoiam e aliviam o esforço do motorista em muitas situações. Deste modo, a segurança e o conforto aumentam simultaneamente. Para o lançamento, um grande número de sistemas de assistência virá como item de série.

Mercedes-Benz Entre As Picapes

O Classe X alia os pontos fortes de uma picape à elevada qualidade, ao conforto, à diversão na condução e à segurança que caracterizam os veículos que levam a estrela. Deste modo, a picape Mercedes-Benz consegue conciliar uso particular e comercial em condições urbanas e rurais. Este é um aspecto que atrai não só os proprietários de picapes que desejam obter mais características dos automóveis de passeio, performance, segurança e conforto, mas sobretudo também as pessoas que até agora têm conduzido um sedã, um SUV ou uma van. Isso é confirmado por abrangentes estudos e pesquisas de mercado da Mercedes-Benz junto a potenciais clientes nos mercados de destino.

Atualmente, o maior mercado para picapes médias é a Austrália, onde representam 14,1% da frota de veículos do país, seguida pela Argentina com 11,6%. No restante dos mercados cerca de um em cada oito dos veículos licenciados é uma picape na classe de uma tonelada. No Brasil, a porcentagem de picapes médias em todo o mercado automotivo é de quase 5%. Na Alemanha é 0,5%, no Reino Unido 1,3%, na Turquia 1,4% e na Rússia 0,8%.

Com base em seus estudos de mercado, a Mercedes-Benz identificou cinco grupos de clientes para o Classe X, com relevância diferente em cada país. Um grupo-alvo importante são as famílias ativas que se identificam com o segmento premium. Elas usam sua picape sobretudo para ir para o trabalho, às compras, levar as crianças à escola ou a atividades esportivas, assim como para viagens de fim de semana e para férias. Os principais mercados são Brasil, Argentina, Austrália e África do Sul.

Outro grupo para o Classe X são pessoas aventureiras e bem sucedidas que vivem em ambiente urbano e praticam esportes radicais como esqui e jet ski, ou possuem barco próprio. Elas precisam de um veículo premium confortável para o dia a dia, que simultaneamente ofereça espaço de carga suficiente e força de tração para o equipamento dos tempos livres. Os mercados primordiais são Austrália, África do Sul, Brasil, Reino Unido e Alemanha.

Além disso, a picape Mercedes-Benz tem potencial para atrair consumidores modernos que se identifiquem com o segmento premium. Eles têm um estilo de vida singular e gostariam de conduzir um veículo diferenciado, que com um design excepcional caracterize seu status e personalidade. Essas pessoas independentes usam a picape em seu dia a dia na cidade, para atividades à noite e nos fins de semana, assim como para eventos esportivos. Os mercados principais para este grupo-alvo são Alemanha, Reino Unido, África do Sul e Brasil.

O quarto grupo de clientes abrange os proprietários de empresas como construtores civis, arquitetos e prestadores de serviços que desejam usar sua picape para fins profissionais e particulares. O modelo pode ser o veículo de trabalho confortável para encontrar clientes, para transportar ferramentas, equipamentos e materiais de construção, ou pode ser um veículo para o dia a dia e atividades de fim de semana. Os mercados importantes para os proprietários de empresas são Alemanha, Reino Unido, Austrália e Argentina.

Também fazendeiros como os criadores de gado na Argentina e os produtores de soja no Brasil ou os viticultores na África do Sul usam a picape em seu cotidiano profissional e privado. Por um lado, eles precisam de um veículo que os leve com facilidade por terrenos não pavimentados e tenha suficiente capacidade de carga e força de tração. Por outro, o veículo também deve ser adequado para reuniões com clientes e fornecedores e para o dia a dia familiar.

Parceria Com a Renault-Nissan

O lançamento do Mercedes-Benz Classe X no mercado será no final de 2017, na Europa. Em termos de preço, o modelo será competitivo dentro do segmento. A picape será fabricada por meio de uma parceria de produção com a Renault-Nissan. A produção para o mercado europeu, australiano e sul-africano começa em 2017 na fábrica da Nissan, em Barcelona, Espanha. O Classe X para o mercado latino-americano sairá da linha de montagem da fábrica da Renault em Córdoba, Argentina, a partir de 2018.

Com o Classe X a Daimler AG e a Renault-Nissan estão ampliando sua cooperação estratégica existente há seis anos. Isso permite à Mercedes-Benzalcançar uma estreia rápida e com eficiência de custos no segmento das picapes médias, um segmento que apresenta forte crescimento. Além disso, ambas as empresas se beneficiam da utilização ideal da capacidade de produção. A Nissan é a fabricante nº 2 do mundo no segmento de picapes médias com capacidade para uma tonelada de carga e tem mais de 80 anos de experiência na produção e venda deste veículo.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

Nenhum comentário: