segunda-feira, 28 de novembro de 2016

>>> RESGATE HISTÓRICO


Restauração do primeiro caminhão
do Corpo de Bombeiros do Ceará

Esse é o primeiro caminhão de combate a incêndio que chegou no Ceará em 1957 . Um Mercedes-Benz, importado da Alemanha, ano 1957, motor OM-315, a diesel de 6 cilindros, câmbio de 4 marchas mais ré.


O modelo equipado com escada telescópica Mertz, esteve em uso de 1957 a 1992 quando foi substituído por um modelo Magirus, mais moderno. Fora de operação, o veículo permaneceu parado por mais de 20 anos, levando sol e chuva , sem manutenção (mais detalhes clicando aqui).

Diante à importância histórica do veículo para a corporação , o velho caminhão passou por uma completa restauração que lhe custou dois anos de muito trabalho artesanal. O veículo teve toda sua mecânica e funilaria restauradas, além da cabine que recebeu atenção especial por ser construída em madeira e ferro.


Hoje a viatura está em perfeito funcionamento. Um caminhão que carrega sua história, dezenas de vitórias em resgates de sucesso que enchem de orgulho o Corpo de Bombeiros do Ceará. O caminhão ficou em exposição na revenda Ceará Diesel e logo após foi feita a entrega oficial para o Corpo de Bombeiros, que pretende ainda construir o Memorial do Bombeiro do Ceará.

* Roberto Moreira/Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: