terça-feira, 15 de novembro de 2016

>>> MINI PICAPES


Designers do portal WM1 criam projeções de mini picapes

Quando a Fiat apresentou a Toro, os talentosos e criativos designers do portal WM1 trataram de projetar em primeiríssima mão a versão SUV do modelo. Agora, com um pouco de tempo para estimularem a criatividade, eles resolveram projetar a versão picape do compacto Up! e também do Mobi. E olha, se nós fossemos de alguma montadora, trataríamos de ‘roubar’ esta ideia...


Por ser um comercial leve na essência, focado no transporte de pequenas ‘tralhas’ e ‘muambas’ – ou somente malas para uma viagem a dois -, a Up! picape seria comercializada somente com motor 1.0 TSI (três cilindros turbo e flex) de até 105 cv de potência máxima e torque de 16,8 kgf.m a partir de 1.500 rpm. A transmissão seria manual de 5 marchas. O 1.0 aspirado deixaria muito a desejar no quesito trabalho.


Também em virtude de ser uma picape, e necessitar de uma estrutura mais rígida e robusta, o peso acabaria sendo maior que o do hatch, que é de 991 kg – imaginamos algo em torno de 1.100 kg. As capacidades volumétrica e de carga da caçamba seriam um pouco menores que a da Saveiro cabine simples, que é de 580 litros e 607 kg, respectivamente. Já as demais medidas seriam iguais ao Up!: 3,64 metros de comprimento, 2,42 metros de distância entre os eixos, 1,50 metro de altura e 1,64 metro de largura.

Fiat Mobi Picape

Pensando no histórico da marca italiana no Brasil, a Mobi picape seria uma releitura do 147 Pick-Up, que foi fabricada entre os anos de 1979 e 1988 – das 78.459 unidades produzidas, 60.620 foram comercializadas por aqui. Nossa projeção, no entanto, abandona o visual recatado e trabalhadora da versão de carga do mítico 147 para assumir uma esportividade mais latente.


Pela imagem é possível perceber que a suspensão está ligeiramente rebaixada, as rodas de liga na cor preta utilizam pneus de perfil fino e as pinças de freio são da Mopar. A caçamba, para nossos os designers, é para levar pouquíssima carga – ou carga nenhuma.


Mecanicamente, a ideia para o motor também não é o 1.0 de quatro cilindros do Mobi, nem o 1.0 de três ‘canecos’ FireFly recém-lançado com o Uno. Dentro da gama da vasta fama de motores da Fiat, optamos pelo 1.3 de quatro cilindros, que desenvolve 14,2 kgf.m de torque e 109 cv de potência máxima. A transmissão é manual de cinco marchas.

E então, você toparia comprar uma delas? Olha que está no jeito para fazer algumas modificações também...

* Marcelo Monegato/Portal WM1.

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