quarta-feira, 15 de outubro de 2008

>>> HERÓIS DO PASSADO

MACK SÉRIE B, O POPULAR "BULLDOG"

Um dos primeiros caminhões fabricados no mundo, o Mack tornou-se símbolo de resistência e durabilidade e era o mais indicado para trabalhos pesados em ambientes severos.
Produzidos nos Estados Unidos desde o começo do século passado, os caminhões Mack ganharam fama no mundo inteiro por sua força e robustez. Foram utilizados na I e na II Guerra Mundial e também na “reconstrução” dos EUA depois da crise de 1929, sempre empregados em operações severas de trabalho.

Durante a I Guerra, quando foi utilizado pelo exército inglês, o modelo AC recebeu o apelido de Bulldog, dada a sua semelhança com o focinho do cachorro e por ser usado para abastecer as frentes de batalha com armas e mantimentos, como um cão fiel. Uma estatueta de cachorro foi adotada, a partir de então, como símbolo da marca.

No Brasil, principalmente nas décadas de 40 e 50, sempre que um trabalho exigia um veículo superpesado, com muita potência, a solução era importá-lo, pois os veículos montados no País naquela época não ofereciam tanta força. Os caminhões mais potentes e robustos do mercado eram os Mack; só depois surgiriam os FNM e os Scania.

Um anúncio de 1946 pregava suas qualidades: “Há 46 anos que os caminhões Mack vêm sendo fabricados com este objetivo em mente: executar dia a dia trabalhos duros, exigentes. Quando se precisa acima de tudo de robustez e confiança... aí tem os Mack para provê-las!” Ainda hoje, os caminhões são anunciados como “os mais duráveis e confiáveis do mundo” e, pelo seu tamanho, são conhecidos como Big Mack, numa alusão ao sanduíche.



O Mack que ilustra esta reportagem é um cavalo-trator série B, ano 1952, 6x4, com capacidade de 40t. Pertence, desde 1967, à empresa de terraplenagem e pavimentação Gabriel & Filhos, de Londrina, que o utilizou em trabalhos pesados, principalmente carregando seus tratores de esteiras, até 1998. Foi então reformado e atualmente “descansa” no barracão da empresa, saindo apenas para participar de exposições ou eventos de veículos antigos. Seu motor original, um V-8 à gasolina, foi substituído por um Cummins diesel de 400 HP, mas o câmbio e os diferenciais foram preservados.

A foto ao lado é de 1987, e mostra o Mack da Gabriel & Filhos em pleno trabalho. Essa imagem foi reproduzida na antiga logomarca da empresa de terraplenagem, pois impressiona pela força que o caminhão transmite. O garoto que observa a cena é Fernando Iasbek, que, junto com o pai Jorge Gabriel Iasbek, administra a Gabriel & Filhos.

Mais de cem anos de Mack

A fábrica Mack Trucks foi fundada em 1900, em Nova York, EUA, pelos irmãos Jack e Gus Mack, para produzir caminhões, ônibus, carros de incêndio, motores navais e equipa­mentos ferroviários. Seu primeiro veículo foi um ônibus, o primeiro do mundo, depois transformado em caminhão. Em 1990, a francesa Renault assumiu o controle acionário da empresa, que, dez anos depois, passou para a sueca Volvo. Atualmente, a fábrica produz os caminhões Mack Granite e as séries CL e MR. Em 1946, anunciava seus veículos ressaltando sua robustez, como no cartaz reproduzido abaixo, das edições da Seleções do Reader’s Digest de agosto e outubro daquele ano.


* texto: Jackson Liasch/Revista Carga Pesada.

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