sexta-feira, 3 de outubro de 2008

>>> MERCEDES-BENZ ACTROS

Actros da Mercedes-Benz é eleito "O Caminhão do Ano para 2009"
Por ocasião do Salão Internacional de Veículos Comerciais - IAA 2008, de Hanover, uma comissão de especialistas elegeu o novo Actros da Mercedes-Benz "O Caminhão do Ano 2009". Jornalistas especializados de 21 países da Europa reconheceram os avanços em economia, compatibilidade ambiental, segurança e conforto proporcionados por sua tecnologia inovadora.

Um bom exemplo de inovação tecnológica é a transmissão automatizada PowerShift 2, instalada de fábrica nos veículos rodoviários. Graças à atuação desse componente, a rotina diária dos motoristas de caminhão ficou ainda mais fácil.

A atual geração do Actros para transporte rodoviário, a terceira, chegou ao mercado no último mês de março. Outros membros da nova família Actros estão estreando no IAA 2008: um modelo para construção e um cavalo-mecânico pesado com capacidade para 250 toneladas de peso bruto total combinado - PBTC.

Desde que foi lançado, em 1996, mais de 600.000 unidades do Actros já foram vendidas. Todas as três gerações desse Mercedes-Benz ficaram na vanguarda do mercado e todas foram eleitas "O Caminhão do Ano" logo em sua data de estréia.


O Actros continua sendo o único caminhão que vem equipado com Active Brake Assist (assistência ativa de frenagem), também conhecida como Emergency Braking Assist (assistência emergencial de frenagem). Por meio da iniciativa "Tecnologia da Segurança", esse caminhão Mercedes-Benz é reconhecido no mercado como um caminhão cuja segurança vai muito além do esperado.

Primeiro caminhão com transmissão automatizada de fábrica

No novo Actros, a transmissão automatizada PowerShift 2 da Mercedes-Benz foi instalada como padrão, oferecendo um sensor de inclinação integrado, bem como um programa otimizado de mudanças de marchas. Um sistema refinado de sensores proporciona mudanças de marchas mais suaves e mais rápidas.

Motores econômicos e compatíveis com o meio ambiente

A linha Actros oferece uma variada gama com nove versões de potência de motores V6 de 11,9 litros e V8 de 15,9 litros. Esses motores destacam-se pela elevada potência, reduzido consumo de combustível e compatibilidade ambiental. Destaque para a tecnologia BlueTec, presente em mais de 200.000 caminhões.

Sistema eletrônico Telligent

O novo Actros foi o primeiro e continua sendo o único caminhão produzido em série que pode ser equipado com Active Brake Assist. Esse dispositivo opcional se baseia no controle de proximidade, funcionalidade ligada ao sistema eletrônico Telligent, que aciona a frenagem emergencial no caso de perigo de uma colisão com a traseira do veículo à frente.

O Telligent oferece outras funções de auxílio ao motorista. Por meio de um sinal acústico, o sistema avisa se o veículo está em risco de sair da pista. O controle de estabilidade garante uma segurança dinâmica para dirigir que reduz o risco de um semi-reboque derrapar. O controle de rodagem proporciona ao veículo maior equilíbrio, adequado-o às circunstâncias de dirigibilidade.

* portal Truck Brasil.

Nenhum comentário: