quarta-feira, 1 de outubro de 2008

>>> SCANIA 8x2

Scania apresenta ônibus 8x2 articulado para novo corredor de Curitiba
A Scania apresentou o primeiro chassis 8X2 articulado (foto, divulgação) desenvolvido especialmente para a Linha Verde, novo corredor de ônibus de Curitiba (PR) que será inaugurado no final do ano. A montadora fornecerá seis deles para a linha, cada um com capacidade para 186 passageiros.


Ônibus - O novo modelo nasceu de um projeto de ônibus articulado encomendado no final do ano passado pela URBS (Urbanização de Curitiba), gestora do transporte urbano da capital paranaense. O modelo deveria ter maior capacidade de passageiros para atender a futura Linha Verde, projetada para comportar um tráfego de 100 mil veículos por dia e que em sua primeira etapa terá 9,4 quilômetros de extensão, cortando dez bairros da capital.

Daí nasceu o chassis 8X2 articulado da Scania. Com 16,70 metros de comprimento, podendo chegar a 20,30 metros depois de encarroçado, ele tem capacidade máxima de 34.500 kg - sendo 7.500 kg no eixo dianteiro, 9.500 kg no eixo de apoio intermediário e 17.500 kg nos eixos traseiros. Para se ter uma idéia, o peso máximo admissível do chassis 6X2 articulado, do qual o novo modelo foi baseado, é de 25.000 kg – ou seja, quase 10.000 kg a menos.

De acordo com a montadora, o alongamento do chassi também exigiu modificações técnicas como a instalação de mais um par de freios e um radiador adicional na caixa de câmbio. Já o motor é um DC9 21 de 310 cv de potência, equipado com turbo e intercooler. “A operação foi complexa, porque acrescentamos um quarto eixo ao chassi. Com essa modificação, foi possível atender o aumento da capacidade de carga do ônibus, mas sempre mantendo as condições de segurança que um veículo dessa natureza requer”, revela o gerente executivo de negócios de vendas de ônibus da Scania, Wilson Pereira.

* Fonte: Canal do Transporte

Nenhum comentário: