Conforme anunciado à alguns meses atrás em várias publicações, o novo SUV da marca oval chega ao Brasil, sendo apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo. Mais detalhes na matéria publicada semana passada no portal MotorCar, que KOMBI & CIA disponibiliza logo abaixo, para quem não teve a oportunidade de ler e se encantar com o belo veículo. Com texto de Célia Murgel e fotos de Silvio Porto, o novíssimo FORD EDGE...Mesmo com a crise nos Estados Unidos, o mercado de luxo no Brasil continua crescendo, e não apenas na indústria automobilística, mas em todos os setores do país. A projeção de crescimento dos veículos Premium no Brasil, por exemplo, é de 100% em 2009. Com isso, as marcas estão investindo cada vez mais nesse segmento, mesmo não tendo um dos mais expressivos volumes de vendas. No Salão do Automóvel de São Paulo (30 de outubro a 08 de novembro) a Ford estará apresentando em seu estande o novo modelo Edge que vem para o Brasil brigar no segmento dos crossovers de luxo, e que será vendido nas concessionárias da marca no início de dezembro.
Um crossover que, de acordo com Winston Landin, gerente de estratégia de produto da Ford, "oferecerá o que há de mais moderno no mundo Ford em relação a design, conforto e tecnologia". E tivemos o privilégio de dirigir o Edge entre Toronto e Niagara Falls, no Canadá. Mas dirigimos o modelo top de linha canadense -- Limited --, com pequenas diferenças em relação à versão brasileira. Diferente do clima frio dessa época do ano no Canadá, onde o novo Crossover está sendo produzido (Oakville Assembly Plant) a Ford acredita em um número de vendas mais "caloroso", ou seja, cerca de 3.000 unidades por ano.
Ousada? Talvez, mas o Edge impressiona, primeiro por ser bem diferente dos modelos que a Ford já produziu. Um crossover robusto e moderno que irá brigar por seu espaço no segmento. Segundo a Ford, terá como concorrentes diretos o Hilux SW4, o Mitsubishi Pajero Full e o Hyundai Vera Cruz, todos com preços entre R$ 151 mil e R$ 192 mil. O Edge será oferecido no Brasil com apenas uma versão de acabamento -- SEL -- com preço sugerido de R$ R$ 149 mil e R$ 158.530 (com teto panorâmico).
O Edge mede 4,72 metros de comprimento e 2,22 metros de largura e, como os crossovers, conta com uma área envidraçada mais reduzida. Os estilistas trabalharam duro no desenho do carro e capricharam. Na dianteira, grade com três barras, similar ao Fusion, e faróis de neblina com insertos cromados. Visto de lateral, chama a atenção pela cintura elevada, pelo vinco na parte inferior das portas, pela caixa de roda mais alargada, pelas rodas cromadas de 18 polegadas e pelos espelhos retrovisores com luz de aproximação. A versão brasileira, entretanto, será calçada com rodas de alumínio.
A parte traseira também ganhou linhas modernas com o aerofólio inclinado na parte superior do vidro. Este é amplo, oferecendo boa visibilidade para o motorista. O pára-choque tem um bonito desenho e está em harmonia com o design das lanternas e porta-malas. As lanternas são mais esportivas, assim como a dupla ponteira de escapamento cromada. Segundo a Ford, o Edge será oferecido no Brasil com seis opções de cores: branco Málaga, preto Chamonix, prata Munique, vermelho Moscou, azul Toulouse e cinza Berlim.
Com 2,82 metros de entre-eixos, o Edge oferece um bom espaço interno para os ocupantes. EsteS viajam com conforto e encontram um acabamento requintado. Os bancos são tipo poltrona, forrados em couro, com ajuste elétrico em seis posições, memória e ajuste lombar. O Edge será oferecido no Brasil apenas na versão SEL, bem recheada de equipamentos, como ar-condicionado digital com ajuste de temperatura individual, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, controle do rádio no volante, volante e manopla do câmbio em couro.
Conta, também, com Sistema Sync, sistema integrado de comunicação e entretenimento com comando de voz, que possibilita diversas formas de conectividade, através de celulares com Bluetooth, iPods e MP3 players. Vem, ainda, com abertura das portas com acionamento por teclas, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, rebatimento dos bancos traseiros com acionamento atuomático (sistema EasyFold) e porta-malas com abertura e fechamento elétricos. O único opcional do Edge é o teto solar panorâmico com acionamento elétrico de dois estágios.
Para mover o Edge, a engenharia da Ford optou pelo motor V6 Duratec de bloco de alumínio, de 3.5 litros com 24 válvulas, que desenvolve 269 cavalos de potência máxima a 6.250 rpm e 34,55 mkgf de torque máximo a 4.500 rpm. Um propulsor que trabalha em harmonia com o câmbio automático de seis velocidades. De acordo com a Ford, o câmbio manual não está nos planos, ms segundo apuramos, está sendo desenvolvido.
Com esse motor e a transmissão automática, o Edge oferece um bom desempenho. Durante o teste drive na Hi Way canadense, entre Niagara Falls e a fábrica da Ford, mostrou-se ágil e com boas retomadas. As trocas de marcha são rápidas e precisas e o interior bem silencioso. O novo Ford oferece "prazer ao dirigir". Outro ponto de destaque está no conforto para os ocupantes, por conta da suspensão macia. O Edge, além de um bom desempenho, oferece bom espaço interno, inclusive para bagagem. O porta-malas acomoda 908 litros, sem os bancos rebatidos.
Para atender o consumidor do Edge, a Ford preparou um showroom específico, além de um test-drive diferenciado e de um pós-venda também diferente. O novo Ford conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem e a marca está oferecendo as duas primeiras revisões com preço fixo: a primeira com 3 parcelas de R$ 39,90 e a segunda, com 3 parcelas de R$ 49,90. Quer conhecer o Edge? Vá ao Salão do Automóvel, pois será a maior atração do estande da Ford.
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