quarta-feira, 29 de outubro de 2008

>>> HUMMER H3T

Modelo pick-up, derivado do utilitário-esportivo H3, foi flagrado rodando por estradas mineiras. GM jura que o carro será vendido apenas nos Estados Unidos, mas...
A picape Hummer H3T foi flagrada rodando em testes por estradas mineiras. O modelo foi apresentado durante o Salão de Chicago, em março, e está sendo desenvolvido pelo Centro Tecnológico da GM do Brasil, com unidades em São Caetano do Sul e Indaiatuba, no interior de São Paulo. O centro foi escolhido pela Grupo GM como o responsável pela arquitetura global das picapes médias. A unidade brasileira é um dos cinco centros de engenharia que a empresa tem em todo o mundo.

O início da produção está previsto ainda para este ano, na fábrica de Shreveport, nos Estados Unidos. Trata-se de mais uma tentativa da GM para salvar a deficitária marca Hummer, que foi colocada à venda recentemente.

Feita sobre uma arquitetura modificada do utilitário-esportivo H3, a picape é 50 cm mais comprida e tem cabine dupla, entre-eixos de 3,40 m e caçamba de 1,5 m. Pelas dimensões, pode-se dizer que a H3T é maior que um modelo médio, mas não chega a ter o porte de um grande. Inspiradas nas do H3, as linhas são bem ousadas e transmitem a sensação de robustez e esportividade.

Na cabine, podem viajar até cinco pessoas, que, embora não disponham de muito espaço, contam com todos os itens de conforto (ar, CD, regulagens elétricas, sistema de navegação, Bluetooth, entre outros) e de segurança (freios ABS nas quatro rodas, controle de estabildade, airbags frontais e de cortina, etc.) de um carro de passeio. Aliás, o acabamento interno é exatamente o mesmo do utilitário-esportivo. Detalhe interessante: os bancos traseiros podem ser rebaixados para uma área interna de carga leve.

Outra modificação interessante, em relação ao H3, ocorreu na suspensão, que oferece duas opções: uma voltada para o fora-de-estrada e, como uma boa americana, outra destinada ao uso em estradas bem pavimentadas e para puxar trailers e reboques. A nova picape Hummer tem tração integral de série, diferenciais blocantes nos dois eixos e pneus de aro 32 na frente e 33 na traseira.


Quando foi apresentada, em março, a H3T tinha apenas duas opções de câmbio (automática, de quatro velocidades, ou manual, de cinco marchas) e duas de motor, ambas a gasolina: 3.7, de cinco cilindros e 245 cv; e V8 5.3, de 304 cv. Mas descobrimos que a nova picape também terá uma opção a diesel, flagrada em teste junto com os outros dois modelos. A GM jura de pés juntos que a picape será destinada apenas ao mercado norte-americano, mas os testes de longa duração por estradas e condições brasileiras e a opção de uma versão com motor a diesel (que praticamente inexiste nos EUA) apontam também para outros mercados.

* Eduardo Aquino/Jornal Estado de Minas.

Nenhum comentário: