terça-feira, 25 de novembro de 2008

>>> KOMBI DENTRO DA LEI

Um grupo de seis amigos da cidade de Criciúma, cidade localizada a 190 km ao sul de Florianópolis, buscou uma solução criativa para evitar problemas com o trânsito e escapar do rigor e da multa salgada imposta pela nova Lei Seca aos motoristas. Os três casais, que sempre saem juntos nos finais de semana, decidiram comprar uma Kombi para não correr maiores riscos ao volante depois de ingerirem alguns copos de cerveja.
Eles deixam o carro em casa e só saem na Kombi, após definirem qual deles ocupará o cargo de motorista do grupo. O responsável pela direção só pode beber água ou refrigerantes e, além de buscar, entrega cada um dos amigos na porta de casa.

A idéia surgiu numa conversa de bar em novembro do ano passado, antes mesmo que a Lei Seca fosse promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os amigos Almir Vicente, 42 anos, Mabel Lopes, 36 anos, Wagner Nazário, 30 anos, Maristela Santos, 28 anos e Marcos e Marli Meller, respectivamente com 40 e 39 anos, gostaram da idéia e decidiram procurar uma Kombi no dia seguinte. "Achamos que seria uma boa para fugir da combinação álcool e volante e procuramos o carro por quase um mês", contou Nazário.

O grupo dividiu pouco mais de R$ 3 mil para a compra do novo veículo e, segundo Nazário, a aquisição seria um "investimento". Só o valor da multa ao motorista flagrado após ingerir bebidas alcoólicas (R$ 955) é quase o valor gasto por ele e sua mulher na aquisição da Kombi. "Escolhemos sempre um para deixar de beber, mas as mulheres entram em consenso, pois não gostam muito de cerveja. O bom é que em seis meses que saímos com o carro, eu nunca voltei dirigindo para casa", brincou.

Almir Vicente afirmou que o grupo levou em conta que nos últimos anos alguns conhecidos acabaram morrendo após acidentes de automóvel. "Perdi em pouco tempo quatro amigos em situações trágicas e vemos que não é seguro beber e pegar a direção", afirmou. "Gostamos de beber umas cervejas aos finais de semana e hoje nos divertimos com muito mais segurança e responsabilidade".

O próximo passo, segundo Vicente, é equipar a Kombi com um frigobar para estocar as cervejas. "Reformei e agora vamos pensar em colocar uma geladeira para termos mais cerveja para o grupo e água para o motorista", completou.

* Fabrício Escandiuzzi - Publicada no Portal Terra

Nenhum comentário: