quinta-feira, 6 de novembro de 2008

>>> MB ACTROS NO GUINNESS

Depois de rodar cerca de 13 mil quilômetros em testes na pista do circuito de Nardo, Itália, um modelo Mercedes-Benz Actros registrou a média de consumo de 5,14 quilômetros por litro de diesel (ou 19,44 litros a cada 100 quilômetros rodados). Por conseqüência, reduziu também as emissões, que foram de apenas 20,5 gramas de CO2 (dióxido de carbono) por tonelada/quilômetro. Por conta deste desempenho, o veículo recebeu o título de "Caminhão de 40 toneladas mais econômico do mundo em consumo de combustível". Avaliadores do Guinness comprovaram a economia do Actros que por este motivo passou a fazer parte do Livro dos Recordes.

Uma das tecnologias que possibilitou o baixo consumo de combustível é a Blue Tec, utilizada há anos pela Mercedes-Benz em seus caminhões na Europa. Atualmente esta tecnologia já está inserida em aproximadamente 150 mil caminhões da marca em circulação, sendo que um dos seus benefícios é possibilitar uma economia de diesel entre 2 e 5%. A montadora informa também que a cada litro de diesel economizado são 2.640 gramas de CO2 que deixam de ser emitidos no meio ambiente.

Apesar de o teste ter sido realizado no início de junho, o modelo foi apresentado oficialmente ao público na Feira Internacional de Veículos Comerciais de Hannover - IAA (Alemanha), no final de setembro. Além da tecnologia, a montadora cita que outros fatores também influenciaram na economia de combustível, tais como as condições favoráveis não encontradas nas rodovias, como a falta de infra-estrutura de transporte adequada, de gestão do tráfego, veículos na configuração errada e condução ineficiente, entre outras.

* João Geraldo/Portal O Carreteiro.

Nenhum comentário: