terça-feira, 25 de novembro de 2008

>>> LINHA AGRALE 2009

A Agrale lança no mercado a linha 2009 de seus caminhões, composta de modelos leves (9200 E-tronic, 8500 E-tronic, 8500 E-mec e 6000 E-mec) e médios (13000 4x2 e 6x2). Na nova geração, eles ganharam novas características estéticas e tecnológicas, como lanternas dianteiras com LEDs nos sinalizadores de direção e painel de instrumentos totalmente digital, além de mudanças mecânicas.
Na nova linha, os caminhões ganharam painel mais moderno. Além de completamente digital, ele reúne todos os instrumentos integrados numa única peça. Destaque também para o tacômetro, que teve seu diâmetro ampliado para ter o mesmo tamanho do velocímetro. Esta mudança, segundo a montadora, permite ao motorista visualizar melhor o regime de funcionamento do motor e dirigir sempre dentro da faixa econômica, entre 1.500 rpm e 2.000 rpm, reduzindo o consumo de combustível.

A nova tecnologia de LEDs (luz de diodo) no pisca dianteiro, que substitui as lâmpadas incandescentes convencionais, está disponível nas versões 2009 do médio 13000 e dos leves 8500 e 9200. De acordo com a montadora, além de melhorar a intensidade e permitir design mais moderno, o LED é mais resistente, econômico e durável - por conta de sua vida útil superior a 100 mil horas, que praticamente elimina as trocas por queima.

Outra grande novidade da linha 2009 dos caminhões Agrale fica por conta do tacógrafo eletrônico do tipo gaveta. Nesta nova configuração do equipamento, que pode ser retirado e levado pelo motorista quando necessário, a leitura é eletrônica (visualização digital), enquanto os dados são gravados em um CD.

Já os caminhões leves com motorização eletrônica passaram a incorporar uma tecla no PTO (painel para acionamento do acelerador), dispositivo geralmente utilizado nas operações em que é necessário movimentar algum equipamento hidráulico no caminhão como guindaste, caçamba, plataforma ou compactador de lixo. Com este recurso, segundo a montadora, o motorista não precisa entrar no caminhão e pisar no pedal do acelerador para acionar a tomada de força.

Para melhor contato e segurança na troca de marchas, a Agrale alterou o manete da alavanca de câmbio. Feito com novos materiais e de formato mais resistente, ele tem toque mais agradável e anatômico. Nos opcionais, destaque para o sistema de ar-condicionado que permite manter os vidros fechados, reduzindo o ruído no interior da cabine e ampliando o conforto térmico – disponível somente para os leves 6000 e 8500.


Com capacidade de carga de 3.400 kg a 6.100 kg, a linha de caminhões leves Agrale tem motores turbodiesel MWM International eletrônicos e mecânicos (CONAMA Fase 5) com respectivas potências de 115 cv e 150 cv. O médio 13000, que tem versões 4x2 com eixo simples ou de dupla redução e 6x2 com 3º eixo, que aumenta a capacidade de carga do veículo de PBT de 13,0 toneladas para 20,7 toneladas, vem equipado com motorização MWM 6.10 TCA Euro III (6 cilindros e 173 cv).


Saiba mais: www.agrale.com.br

* José Carlos Cabral – DA REDAÇÃO/CANAL DO TRANSPORTE

Nenhum comentário: