quarta-feira, 5 de novembro de 2008

>>> VOLVO FM

Família de caminhões Volvo FM ganha novos integrantes
A Volvo tem uma grande novidade para o mercado brasileiro de caminhões pesados. A montadora lança no país uma nova opção para sua tradicional linha FM: o modelo com motor de 11 litros e potência de 370 cavalos, para aplicação rodoviária e transporte de cargas na faixa de 50 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e que se junta aos atuais modelos FM de 400cv, 440cv e 480cv.


Produzido no Brasil, na fábrica da montadora em Curitiba (PR), o FM 11 litros chega nas configurações de eixos 4x2 e 6x2. Além de completar e dar mais equilíbrio à linha de caminhões da marca no país, de acordo com o gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil, Sérgio Gomes, o novo caminhão preenche o espaço entre os atuais modelos com motores de 7 e 13 litros – neste caso, o VM com motor de 7 litros e 310cv, para a faixa de 40 toneladas de PBTC, e o FH com motor de 13 litros e potências de 400cv, 440cv, 480cv, e 520cv, para a faixa de 60 toneladas de PBTC e acima. Por potência, a linha de caminhões Volvo no Brasil agora é composta dos modelos de 210cv, 260cv e 310cv (VM); 370cv (FM 11 litros); 400cv, 440cv, 480cv (FM); além do FH 520cv. “Agora, poderemos atender a todas as demandas dos transportadores por tipo de aplicação e quaisquer necessidades de transporte, independentemente do tipo de carga e do segmento a que se destina”, ressalta Gomes.

O FM 11 litros também pode ser equipado, opcionalmente, com a exclusiva suspensão traseira 6x2 Tandem. O recurso promete torna o veículo nesta configuração mais estável, já que, segundo Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, reduz bastante os ruídos e as vibrações. “E ainda garante elevada vida útil dos componentes, mesmo nas situações mais adversas”, aponta. De acordo com Sérgio Gomes, o projeto desta suspensão, “que reúne o melhor da 6x2 com o melhor da 6x4”, foi desenvolvido no Brasil para aplicação na América do Sul.

Além de flexível e adaptável para uma ampla gama de aplicações, a suspensão 6x2 Tandem dispõe de uma série de itens opcionais como molas semi-elípticas ou parabólicas - esta última indicada para aplicações rodoviárias com carga controlada. Entre suas funções, destaque para o boggie press, botão no painel do caminhão que comanda uma elevação pneumática do terceiro eixo, auxiliando consideravelmente a condução do caminhão em situações difíceis e melhorando a tração; além da introdução de duas barras em “V”, de quatro barras de reação e dos amortecedores, que promete mais estabilidade e maior segurança nas curvas.


Ainda como opcional, o transportador pode solicitar pára-lamas integrais para os modelos com suspensão à mola. Recomendados para o transporte de combustíveis, eles cobrem os pneus traseiros e protegem melhor em casos de pedras que eventualmente podem ser arremessadas em outros veículos ou atrás da cabine.

MOTORIZAÇÃO

Com 6 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, além de uma unidade injetora que funciona a 2000 bar de pressão de injeção, o novo motor de 11 litros e 370 cavalos que equipa o caminhão atinge o torque máximo de 1770Nm numa ampla faixa de rotação do motor - que vai de 1.000 a 1.400rpm, dentro da zona “verde” de performance do veículo, a mais econômica, segundo a montadora. A tecnologia dele é a mesma do propulsor 13 litros da linha F (D13A), como o cabeçote único. “Mais de 50% das peças do motor de 11 litros do FM são comuns ao 13 litros. Principalmente os componentes utilizados nas manutenções periódicas”, revela o gerente de Powertrain da Volvo do Brasil, Ary Lima.

Em relação ao D13A, o novo motor de 11 litros do FM é 140 kg mais leve – ou seja, uma carga a mais para o transportador, segundo Gomes. Ele conta ainda com o freio motor VEB (Volvo Engine Brake), que, no caso do novo caminhão, oferece potência de 390cv. Com este recurso, de acordo com o engenheiro de vendas da Volvo do Brasil, Roberto Gribosi, os trechos em declives podem ser vencidos em tempo menor, mas com a mesma segurança.

Já a caixa de câmbio do FM 11 litros é a mesma da linha F e do VM 310cv: a VT2214B, que tem 14 velocidades e realiza a troca de marcha por cabos. No entanto, a Volvo disponibilizará para o novo caminhão a eletrônica de mudanças automáticas I-Shift. Conforme Bernardo Fedalto Jr., trata-se de uma caixa semelhante a VT2214B, mas sem anéis sincronizadores e com troca de marchas assistidas eletronicamente. “Além de ser equipada com ABS”, completa.


Outro opcional do Volvo FM 11 litros é o EBS (Eletronic Brake System), sistema de freios com comando eletrônico totalmente integrado à eletrônica do veículo e que atua na pressão de ar para minimizar o tempo de reação do sistema e maximizar o desempenho da frenagem. Entre outros benefícios desta tecnologia, a montadora aponta o controle de tração e o auxílio de arranque em subidas, no qual o sistema de freios fica travado por alguns segundos para que o caminhão se mantenha parado enquanto o motorista tira o pé do pedal do freio e começa a acelerar o veículo.

O FM 11 litros é disponibilizado somente com cabine baixa, adequada ao seu segmento de atuação e que proporciona melhor aerodinâmica, segundo a montadora. Posteriormente, a Volvo pretende oferecer o teto alto como opcional. O caminhão também chega com discretas modificações externas nos faróis na grade frontal.
Num primeiro momento, a Volvo está lançando o FM 11 litros somente no Brasil e na Argentina. A partir do segundo semestre de 2009, o modelo será ofertado em outros mercados da região. Segundo Bernardo Fedalto Jr., a montadora estima comercializar 80 unidades do novo caminhão até o final do ano e aproximadamente 1.000 em todo o ano de 2009.

* José Carlos Cabral / Canal do Transporte.

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